Início » Prefeita Marcia Bin entrega ofícios ao secretário estadual Marcos Penido para auxílio em ações ambientais

A prefeita Marcia Bin entregou na manhã desta quarta-feira (11/08) três ofícios ao secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, solicitando auxílio do Governo do Estado para ações junto ao município de Poá. A entrega dos documentos foi realizada durante audiência com o secretário, realizada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em Mogi das Cruzes.

Acompanhada pelos secretários municipais, Claudete Canada (Meio Ambiente) e Alcides Leme Silva Júnior (Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho), a chefe do Poder Executivo destacou a importância dos ofícios. “Estamos solicitando ao Estado o empréstimo de máquinas para a realização de limpeza e desassoreamento de rios, córregos e o piscinão. Também pedimos o estudo para obras de drenagem urbana na região da Fonte Áurea, bem como da antiga Área de Transbordo e Triagem (ATT) do município de Poá, para identificar possível contaminação do solo, por meio do Departamento de Área Contaminada da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)”, afirmou Marcia Bin.

REUNIÃO CONDEMAT

Além da audiência com o secretário estadual, a reunião do Condemat também teve como pauta diversos temas relacionados à questão ambiental como, por exemplo, o Projeto Fehidro (Compensação financeira aos municípios produtores de água ou com restrições ambientais), o ICMS Ecológico, o Marco do Saneamento Básico, as parcerias Condemat/Estado na questão dos resíduos sólidos, o programa estadual “Município VerdeAzul” e a Crise Hídrica (riscos de racionamento e impactos na agricultura).

Também estiveram presentes no evento o presidente do Consórcio e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiushi, os deputados estaduais Rodrigo Gambale e André do Prado, prefeitos das cidades que compõem o Condemat e integrantes das Câmaras Técnicas de Agricultura e de Gestão Ambiental.