Início » População em situação de rua é vacinada contra a Covid-19 em Poá

População em situação de rua é vacinada contra a Covid-19 em Poá

O Departamento de Vigilância em Saúde de Poá realizou na manhã desta sexta-feira (02/07) a vacinação das pessoas em situação de rua, no Albergue Municipal. De acordo o diretor do setor, Leonardo Barbosa Garcia, 35 pessoas foram imunizadas entre os atendidos pelo Albergue e os que pernoitam pelas vias do município.

“A vacinação desse público só foi possível graças ao envio feito pelo Governo do Estado de um lote com vacinas do imunizante da Janssen, que é aplicada em dose única. Essa é a melhor maneira para imunizar as pessoas em situação de rua, uma vez que, seria muito difícil fazer o controle e localização dos mesmos para a aplicação da segunda dose”, explicou Leonardo.

A prefeita Marcia Bin e o chefe de Gabinete e secretário interino de Assistência e Desenvolvimento Social, Lucas Bertagnolli, estiveram no Albergue Municipal para acompanhar a imunização deste público. “São pessoas em situação muito delicada e que estão muito expostas a esse vírus. Fico muito feliz em vê-los sendo imunizados, ainda mais em dose única, o que garante a eles 100% de imunização”, disse a chefe do poder Executivo.

Distribuição de cobertores

O Albergue Municipal tem capacidade para atender 30 pessoas em situação de rua, sendo 25 homens e cinco mulheres, porém o mesmo está com a capacidade máxima, não conseguindo atender toda a demanda.

Com a queda de temperatura, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Albergue, está distribuindo cobertores para esse público com o objetivo de amenizar o frio durante as madrugadas. “É uma medida paliativa, infelizmente não resolve o problema, mas ameniza. Esse período de inverno é muito difícil para essas pessoas que sem encontram em situação de rua, por isso estamos realizando esse serviço pelas ruas do município”, afirmou.