Início » Poá vacina quase 400 pessoas no Dia D de Combate a Gripe

Poá vacina quase 400 pessoas no Dia D de Combate a Gripe

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação aconteceu das 8h às 15h, nas UBSs Calmon Viana, Cidade Kemel, Nova Poá e na Praça da Bíblia

A Secretaria de Saúde de Poá vacinou no último sábado (dia 13/04), 390 pessoas contra a gripe. A ação aconteceu durante o Dia D de Combate à Gripe, em quatro pontos: Praça da Bíblia, UBSs Nova Poá, Calmon Viana e Kemel, visando atender principalmente aqueles que não conseguem se deslocar até uma unidade de saúde durante a semana.

A campanha continua de segunda a sexta, das 8h30 às 15h, em todas as UBSs da cidade. Nesta primeira fase, podem receber a vacina: crianças de seis meses a 06 anos; pessoas acima de 60 anos de idade; gestantes; puérperas; indígenas; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; menores de 18 anos em medidas socioeducativas; população privada de liberdade (acima de 18 anos); funcionários do sistema carcerário; portadores de comorbidades graves; professores; profissionais das Forças Armadas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo e portuários.

Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação com CPF, caderneta de vacinação, cartão SUS e documento que comprove a inclusão do poaense nos grupos prioritários.

No total, 4 mil doses foram destinadas para a cidade. A prefeita Marcia Bin explica que a campanha foi antecipada neste ano. “Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, desta vez teve inicio no dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no País. Capacitamos a nossa equipe e nos preparamos para imunizar a nossa população também”.

A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, mas desde o ano passado o Ministério da Saúde observou uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.