Início » Poá é considerada pelo segundo ano, Eficiente na Gestão de Resíduos Sólidos

Poá é considerada pelo segundo ano, Eficiente na Gestão de Resíduos Sólidos

by Secretaria de Comunicação Secom

Relatório emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente confirma responsabilidade do município na execução de políticas públicas ambientais

A cidade de Poá recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o título de município eficiente na Gestão de Resíduos Sólidos. A classificação está inserida no relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR) 2024 – Ano Base 2023, disponibilizado pelo Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SIGOR), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo.

Isso significa que a cidade possui políticas públicas efetivas voltadas não só para a gestão dos resíduos sólidos; mas também dos arranjos municipais; oferece coleta regular e limpeza urbana; coleta e triagem de inservíveis; tem responsabilidade no pós-consumo e na educação ambiental; realiza contratações públicas e consumo sustentável; destinação correta dos resíduos da construção civil; reciclagem, tratamento e recuperação; e disposição final ambientalmente adequada. 

“Recebemos no início do ano, nota B em gestão fiscal e de meio ambiente, pelo Tribunal de Contas do Estado, e agora conquistamos novamente o reconhecimento em eficiência na gestão dos resíduos sólidos. Isso é resultado do trabalho sério que realizamos aqui em Poá, em benefício do coletivo e dos recursos naturais”, afirmou a prefeita Marcia Bin.

O IGR avalia anualmente a gestão dos resíduos sólidos nos municípios paulistas e fornece subsídios para a proposição e implementação de políticas públicas estaduais. “O índice evidencia que por meio das parcerias com a Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA) e também com o projeto Recicla Cidade, fruto da parceria entre a Ong Espaço Urbano e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), estamos conseguindo alcançar metas sustentáveis. Aproveito para parabenizar toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais por mais essa conquista”, complementou a prefeita.