O município de Poá superou a marca de 22 mil munícipes imunizados contra a influenza, segundo os dados divulgados pelo Departamento de Vigilância em Saúde, nesta quinta-feira (08/07). Devido à baixa adesão, o Governo do Estado prorrogou a campanha de imunização que, a princípio, seria encerrada nesta semana.
A partir da próxima segunda-feira (12/07), toda a população com mais de seis meses de idade poderá se vacinar contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 9 às 15 horas. A ampliação segue as diretrizes do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo (CVE).
Conforme os dados divulgados pelo setor, a campanha de vacinação contra a influenza em Poá já imunizou 5.506 crianças com idade entre seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; 666 gestantes; 1.935 trabalhadores da Saúde; 2.460 pessoas portadoras de comorbidades; 99 puérperas; 10.392 idosos 60+; 834 profissionais da Educação da rede pública e privada; 23 pessoas dotadas de deficiência permanente; 24 funcionários do sistema prisional; 52 caminhoneiros; 62 representantes da força de salvamento e segurança; 15 das forças armadas; 29 do transporte coletivo; rodoviário; passageiros urbanos e de longo percurso e três trabalhadores portuários.
“A data do encerramento da campanha estava prevista para o dia 8 de julho, mas como a cobertura vacinal este ano está baixa, o Ministério da Saúde resolveu ampliar para toda a população até durarem os estoques e Poá seguirá em consonância com todos os órgãos de Saúde a fim de melhorar a cobertura vacinal contra esta doença”, explicou o diretor Leonardo Barbosa Garcia.
Segundo o responsável, a vacinação contra a gripe é muito importante, porque assim se previne de diversos problemas decorrentes da doença causada pelos vírus H1N1, H3N2 e influenza B. “Por meio dessa vacina, o munícipe pode evitar internações, óbito e a sobrecarga nos serviços de Saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do novo coronavírus (Covid-19)”, disse.
O munícipe deve ficar atento ao intervalo necessário entre as aplicações das vacinas contra a Covid-19 e da Influenza que é de, no mínimo, 14 dias entre as aplicações. “Isso é uma precaução e não uma contraindicação. Além disso, é bom frisar que mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel”, finalizou Leonardo.
Para se imunizar, basta comparecer em qualquer uma das unidades básicas do município das 9 às 15 horas: Tito Fuga (rua Maria Helena, 159 – Calmon Viana), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444 –Vila Jaú), José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270 – Vila Pereta), Santa Helena (rua Men de Sá, 560 – Vila Santa Helena), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88 – Jardim América) e Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223 – Jardim Nova Poá), além do Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146 – Centro).
FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá