O projeto acontece na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais
Cenoura, beterraba, rabanete, couve, tomate, couve-flor, temperos, alface e muito mais. Tudo isso orgânico, cultivado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá. O espaço conta ainda com viveiro de mudas, exposição de móveis e objetos produzidos com materiais inservíveis e pneus reciclados, tudo aberta para visitação.
A horta, orgânica, rende alimentos que semanalmente são doados para entidades da cidade. Para a população, uma equipe técnica está à disposição para orientar no cultivo de hortas domiciliares.
“Ainda não produzimos em grande quantidade, mas todo alimento é doado para quem mais precisa. A população que vier nos visitar poderá conhecer mais sobre a produção de legumes, hortaliças e temperos, alem de aprender como cuidar das plantas. É possível ter horta em qualquer espaço, seja ele pequeno ou grande. Basta adaptar o plantio conforme as condições e interesse da pessoa”, considera a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada.
A irrigação de todo o espaço também é feita com a captação de água das chuvas.
ADOTE UMA ÁRVORE
A Secretaria também possui o projeto “Adote uma Árvore”. As mudas podem ser retiradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da pasta, localizada na avenida Adutora, 1.111, no bairro Nova Poá.
O objetivo é promover a conscientização ambiental e garantir melhor qualidade do ar e da água na cidade. “A preservação do meio ambiente é fundamental para a nossa própria qualidade de vida. Estima-se que seja preciso existir uma árvore para cada habitante. Se cada um fizer a sua parte, teremos um meio mais arborizado e preservado”, explica a secretária.
Para agendar uma visita ou obter informações sobre a Secretaria, o telefone é 4636-6408.