Início » Poá segue com ação de avaliação de densidade larvária em diversos bairros

Poá segue com ação de avaliação de densidade larvária em diversos bairros

by Secretaria de Comunicação Secom

Município registrou cinco casos confirmados de dengue; objetivo é identificar e mapear os bairros com maior risco de infestação da doença

A ação de Avaliação de Densidade Larvária (ADL) segue sendo realizada, diariamente, pelo Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Poá, desde o último dia 4 de abril. As equipes do Setor de Combate a Endemias estão visitando residências com a finalidade de identificar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zikavírus e chicungunya. Até o momento, cinco casos de dengue foram confirmados no município em 2022.

Segundo o responsável pelo Setor de Controle a Endemias, Adriano Fernandes, a ação consiste na vistoria de algumas residências e coleta de amostras de larvas. “Desde o início da ação, já foram coletadas 16 amostras de larvas para análise e, caso sejam identificadas como do mosquito Aedes Aegypti, faremos a identificação do grau de risco de cada bairro, bem como quais são os erros mais comuns cometidos pelos munícipes que podem resultar na proliferação do inseto”, afirmou.

De acordo com a avaliação feita até o momento, o Jardim Indaiá foi o bairro com maior quantidade de larvas coletadas (nove), seguido pela Vila Perracine e Jardim Santa Luiza com duas coletas realizadas (cada) e Cidade Kemel, Jardim Itamarati e Jardim Violeta com uma coleta cada. Nos bairros Jardim Santa Helena e Jardim Planalto não foram encontradas amostras.“Além do mapeamento, também realizamos orientações junto aos munícipes sobre a importância de manter alguns cuidados como, por exemplo, não jogar lixo em terrenos baldios, manter caixas d’água fechadas, encher pratos de plantas com areia, entre outros, ressaltou.

Quadro do cronograma da ADL em abril:

Segunda semana (11 a 13 de abril)

– Vila Perracine;

– Vila Perreli;

– Conjunto Alvorada;

– Vila Monteiro;

– Jardim Medina.

Terceira semana (18 a 20 de abril)

– Jardim Nova Poá;

– Jardim Débora;

– Jardim São José;

– Jardim Obelisco;

– Jardim Beatriz.

Quarta semana (25 a 29 de abril)

– Calmon Viana;

– Centro;

– Vila Sopreter;

– Jardim Estela;

– Jardim Selma Helena.

FOTO: Divulgação