Início » Poá se destaca no “Índice de Gestão de Resíduos Sólidos”

Poá se destaca no “Índice de Gestão de Resíduos Sólidos”

Relatório aponta que município está entre as cidades consideradas eficientes na prática ambiental

O relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR) 2023 – Ano Base 2022, disponibilizado pelo Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SIGOR), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo, indica que o município de Poá é considerado eficiente na prática de gestão dos resíduos sólidos coletados na cidade.

“Quero parabenizar a nossa secretária Claudete Canada e os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais por todos os trabalhos e parcerias realizadas em prol da nossa cidade. O resultado apresentado nesse índice revela que Poá está no caminho certo nas questões ligadas a gestão dos resíduos sólidos, contribuindo diretamente para um mundo mais ecológico, disse a chefe do Executivo municipal, Marcia Bin.

O IGR avalia anualmente a gestão dos resíduos sólidos nos municípios paulistas e fornece subsídios para a proposição e implementação de políticas públicas estaduais. Este índice leva em consideração dez eixos temáticos: instrumentos de gestão de resíduos sólidos; arranjos municipais; coleta regular e limpeza urbana; coleta e triagem; responsabilidade pós-consumo; educação ambiental; contratações públicas e consumo sustentável; resíduos da construção civil; reciclagem, tratamento e recuperação; e disposição final ambientalmente adequada.

“O IGR 2023 evidencia que por meio das parcerias com a Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA) e também com o projeto Recicla Cidade, fruto da parceria entre a Ong Espaço Urbano e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), nós estamos conseguindo alcançar nossas metas sustentáveis. E não iremos parar por aqui, nosso foco é melhorar cada vez mais”, disse a chefe da Pasta, Claudete Canada.

Foto: Secom – Poá