Início » Poá retoma vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

Poá retoma vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

by Secretaria de Comunicação Secom

Governo do Estado enviou novo lote com mais 700 doses de imunizante; campanha será realizada enquanto houver doses nas UBS’s e EFS’s

Com o envio feito pelo Governo do Estado de mais 700 doses de vacina, o município de Poá retoma a campanha de imunização contra a gripe (influenza), na próxima segunda-feira (27/09). De acordo com o último levantamento feito pelo Departamento de Vigilância em Saúde, 33.475 munícipes já estão protegidos conta os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B.

“A vacinação contra a gripe está liberada para todos os públicos, basta comparecer em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de Estratégia de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, para ser imunizado”, afirmou o diretor do Departamento de Vigilância em saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

De acordo com o responsável pelo departamento, o objetivo é vacinar o maior número possível de munícipes contra a influenza. “Com a vacina contra a gripe, o munícipe pode evitar internações, óbito e a sobrecarga nos serviços de Saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do novo coronavírus (Covid-19)”, disse Leonardo.

A vacinação contra a influenza será realizada enquanto houver doses disponíveis das UBS’s e ESF’s do município. Vale ressaltar que é importante respeitar o intervalo necessário entre as aplicações das vacinas contra a Covid-19 e da Influenza que deve ser, no mínimo, de 14 dias. “Isso é uma precaução e não uma contraindicação. Além disso, mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel”, ressaltou o diretor.

Até o momento, já foram vacinados em Poá 6.294 crianças com idade entre seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias, 770 gestantes, 1.985 trabalhadores da Saúde, 2.893 pessoas portadoras de comorbidades, 113 puérperas, 10.957 idosos 60+, 859 profissionais da Educação da rede pública e privada, 23 pessoas dotadas de deficiência permanente, 24 funcionários do sistema prisional, 69 caminhoneiros, 62 representantes da força de salvamento e segurança, 15 das forças armadas, 40 do transporte coletivo, rodoviário, passageiros urbanos e de longo percurso, três trabalhadores portuários e 9.368 da população geral.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá