Início » Poá retoma aplicação da 2ª dose e inicia vacinação dos jovens 14+ contra a Covid-19 nesta quinta-feira

Jovens devem comparecer com os pais e/ou responsáveis ou apresentar termo de autorização; mais de 120 mil doses já foram aplicadas na cidade

O município de Poá retoma a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 e inicia a imunização dos jovens com idade a partir dos 14 anos e sem comorbidades, a partir desta quinta-feira (02/09). De acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Vigilância em Saúde, nesta quarta-feira (01/09), mais de 120 mil doses do imunizante já foram aplicadas e cerca de 72% da população geral já recebeu ao menos uma dose da vacina e 33% completou o esquema vacinal.

“São duas ações muito importantes para a proteção da nossa população contra o novo coronavírus. Avançamos mais uma etapa da vacinação com o objetivo de imunizar os jovens 14+ e reiniciamos a aplicação da segunda dose que estava suspensa, desde segunda-feira (30/08), em virtude do problema que tivemos relacionado ao armazenamento das doses da vacina”, destacou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

O problema citado pelo responsável pelo setor ocorreu no último sábado (28/08), durante uma oscilação de energia que durou menos de uma hora, causando uma alteração de dois graus na temperatura do freezer de armazenamento. “Solicitamos uma análise das doses junto ao Governo do Estado e o Plano Nacional de Imunização (PNI) por haver, mesmo que pequeno, o risco de comprometimento das mesmas. Desta forma, optamos por agir com responsabilidade e respeito com os munícipes, entendendo que é a saúde do cidadão que está em jogo e com isso não se brinca”, afirmou Leonardo.

Apesar das referidas doses continuarem sob avaliação dos órgãos competentes, a retomada da segunda dose e o início do novo público-alvo está sendo feito com base no novo lote de vacinas, enviado pelo Governo do Estado. “Parabenizo o responsável pelo departamento, assim como a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, e todos os envolvidos na campanha, pela seriedade e comprometimento com que todos têm dedicado à imunização da população.

Apesar de vermos algumas pessoas querendo fazer politicagem em cima da campanha, continuaremos seguindo essa linha de responsabilidade e respeito com a vida”, afirmou a prefeita Marcia Bin, que tem acompanhado o trabalho de vacinação dos poaenses, desde a primeira aplicação, inclusive, atuado em algumas oportunidades como voluntária. O município já realizou 119.993 mil aplicações contra o novo coronavírus, sendo 80.892 da 1ª dose, 36.153 da 2ª dose e 2.948 da dose única.

Os jovens poaenses com 14 anos ou mais sem comorbidades devem comparecer munidos de documento com foto, CPF, comprovante de endereço de Poá e termo de autorização devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis ou acompanhado pelos mesmos. O termo de autorização é uma solicitação feita pelo Governo do Estado e está disponível no site da Prefeitura de Poá (www.prefeituradepoa.sp.gov.br).

A vacinação em Poá é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, na Praça da Bíblia (rua Vicente Guida, s/n, Centro), bem como nas UBS José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270, Vila Pereta), Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146, Centro), UBS Tito Fuga (rua Maria Helena, 159, Calmon Viana), UBS Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223, Jardim Nova Poá) e UBS Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88, Jardim América), das 9 às 14h30. Vale lembrar que o Reino da Garotada não está sendo mais utilizado como ponto de vacinação.