Início » Poá realiza investimentos para infraestrutura e segurança das escolas municipais

Serviços de reformas e manutenção estão sendo realizados em nove unidades da rede municipal; Emeb’s recebem câmeras de monitoramento

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Educação, tem realizado investimentos com a finalidade de melhorar a infraestrutura e segurança das escolas da rede municipal. Atualmente, nove estabelecimentos de ensino fazem parte de um “pacote de ações” voltado para manutenção e reforma, e além da implantação de câmeras de monitoramento em todas as unidades escolares do município.

De acordo com a secretária de Educação, Simone Lacerda, as Escolas Municipais de Ensino Básico (Emeb) Professora Edi Greenfield (Jardim Santa Helena), Manoel da Silva Oliveira (Vila Júlia) e Eneida Costa Assunção Farabello (Calmon Viana) estão recebendo reforma e manutenção. Já as Emeb’s Professora Walkíria Janonni Vieira (Jardim Nova Poá), Wilson Vieira Rodrigues (Jardim Nova Poá) e Professora Carolina Ribeiro (Vila Bandeirantes) já tiveram os serviços finalizados.

“As intervenções variam de acordo com a necessidade de cada escola, algumas precisam de uma atenção maior, enquanto outras, apenas adequações como acessibilidade, por exemplo. Desde o ano passado, estamos promovendo estas ações para melhorar a infraestrutura das escolas e desta forma ofertar melhores condições aos nossos alunos”, enfatizou a chefe da Pasta.

As Escolas Municipais Padre Eustáquio (Centro) e Roberto Elias Xidieh (Jardim Nova Poá), além da Creche Lídia Aparecida da Costa Barrento (Centro) serão as próximas unidades a receber as melhorias. “Vale ressaltar que estas obras estão sendo realizadas sem interferir nas aulas, ou seja, os alunos não estão sendo prejudicados com os serviços de manutenção nas unidades”, afirmou a secretária.

SEGURANÇA

Desde a última terça-feira (04/10), a Secretaria de Educação tem realizado a implantação de câmeras de monitoramento nas escolas municipais. O reforço na segurança está previsto para todas as 44 Escolas Municipais de Ensino Básico. O sistema de monitoramento digital 24 horas também conta com alarme e um botão de pânico que pode ser acionado durante todo o dia pelos profissionais das instituições.

As Emeb’s Estância Hidromineral de Poá (Centro) e Vereador José Cândido Balazaima (Vila Açoreana) foram as primeiras a serem beneficiadas com o novo serviço. O investimento para o monitoramento nas escolas foi orçado em aproximadamente R$ 1,2 milhão. Caso haja alguma ocorrência, a empresa contratada ficará responsável pelo acionamento da Guarda Civil Municipal (GCM) e/ou da Polícia Militar (PM).

“A secretária Simone nos alertou sobre a necessidade da instalação de um sistema de monitoramento nas nossas EMEB’s e, assim que foi possível, viabilizamos a verba para realização desta ação. É de extrema importância garantir a segurança e o bem-estar dos nossos estudantes e também preservar os prédios das nossas instituições de ensino básico”, disse a prefeita Marcia Bin.

FOTOS: Jean Carlos / Rodrigo Nagafuti – Secom Poá