Início » Outubro Rosa tem inicio com abertura de exposição fotográfica e palestra sobre o câncer de mama

Eventos foram realizados na última sexta-feira (07/10), na sede da Secretaria de Turismo; Mostra seguirá aberta até o dia 31 de outubro

As Secretarias de Turismo, Saúde e da Mulher de Poá realizaram na última sexta-feira (07/10), a abertura da exposição “Somos Todas Guerreiras”, na sede da Pasta do Turismo, localizada nas dependências da Praça da Bíblia. Em seguida, uma palestra também foi realizada na Secretaria, tendo como tema a conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero.

A mostra promovida em parceria com o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes tem como objetivo inspirar e dar força para mulheres que estão lutando contra o câncer de mama. O acervo traz imagens de mulheres que estão enfrentando ou já enfrentaram a doença, com a temática da lenda das guerreiras amazonenses, mulheres que removiam um dos seios para conseguirem utilizar melhor o arco e flecha, o que as tornavam guerreiras reconhecidas.

A palestra de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero foi ministrada pela médica ginecologista, Sônia Emiko Kimura, logo após a abertura da exposição. A secretária de Turismo, Claudia Cristina de Deus, prestigiou a noite de eventos e comentou sobre as ações. “Primeiramente, parabenizo todas as mulheres envolvidas no ensaio fotográfico. O outubro Rosa é de extrema importância para orientar as mulheres sobre como se prevenir contra essa doença e uma palestra como a de hoje também reforça essa importância”, disse.

A chefe do Executivo municipal, Marcia Bin, também compareceu à sede do Turismo para acompanhar os eventos. “Assim como a Claudia, também parabenizo cada uma destas lindas mulheres por não terem se entregado diante da doença. Não é fácil receber este diagnóstico, mas vocês não abaixaram a cabeça, se mantiveram firmes, se tornaram um belíssimo exemplo para todos. O ensaio fotográfico ficou perfeito porque vocês são, realmente, mulheres guerreiras”, ressaltou a prefeita.

Durante a cerimônia foram entregues rosas para as mulheres que posaram para o ensaio e foram as protagonistas da exposição. Também estiveram presentes na exposição, as secretárias Maria das Graças Chaia Marques (Mulher) e Simone Lacerda (Educação), bem como o secretário de Saúde, Alexandre Provisor, a vereadora, Jilmara Quirino dos Santos e o diretor do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, Álvaro Rodrigues.

A programação do Outubro Rosa segue por todo o mês. No dia 14, por exemplo, será realizada uma Blitz Informativa, em frente à Pasta do Turismo, localizada na avenida Vital Brasil, 90, Centro, das 14 às 16 horas, voltada para conscientização dos cidadãos. Além disso, no dia 22, haverá a tradicional Caminhada contra o Câncer de Mama, com concentração marcada para as 8h30, na Praça da Bíblia, onde também serão realizados exames preventivos, a partir das 10 horas.

Também está prevista a chegada da Carreta da Beleza, fruto de uma parceria firmada com o Governo Estadual. Os cursos ofertados serão os de Maquiagem, Assistente de Cabeleireiro e Manicure/Pedicure.

Dia 14/10

14 às 16 horas – Blitz informativa em frente à Secretaria de Turismo.

Dia 22/10

08h30 – Concentração da Caminhada Contra o Câncer de Mama – rua Vereador José Calil, Centro

10 horas – Realização de exames na Praça da Bíblia

14 horas – Atividades lúdicas de conscientização e prevenção do câncer de mama