A Secretaria Municipal da Mulher lançou nesta segunda-feira (08/03), a campanha de sensibilização sobre o combate à violência contra a mulher. Informações sobre o assédio no transporte público, violência doméstica e outros tipos de violência contra a mulher, foram compartilhadas por meio de folders e cartazes às famílias em situação de vulnerabilidade social do município.
De acordo com a pasta, o material com os temas foi entregue de forma online para as cerca de mil famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz. Além disso, foi realizada a distribuição dos informativos nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistente Social (Creas), para alcançar as mulheres que são atendidas nestes equipamentos.
Os cartazes abordam os tipos de violência contra a mulher, como as violências físicas, sexual, psicológica, moral e patrimonial, bem como orientações sobre a Lei Maria da Penha e o telefone para denúncias, que podem ser feitas anonimamente pelo 180.
O informe também orienta sobre o que a vítima precisa fazer em caso de abusos no transporte público. Neste caso, a pessoa deve entrar em contato com a segurança, no caso de metrô ou CPTM, ou com a Polícia Militar (PM), quando estiver em trânsito dentro de algum ônibus.
“O nosso principal objetivo com essa campanha, é levar informação para as mulheres em situação de vulnerabilidade, já que muitas não têm acesso a estes temas. Por causa da pandemia, tivemos que cancelar as ações que estávamos prevendo em vários pontos da cidade. Mas, a campanha se manteve de forma remota”, explicou a chefe da pasta Maria da Graça Chaia Marques.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Mulher, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os telefones são 4639-2044 ou 4639-2045. A sede está localizada na rua Fernando Pinheiro Franco, 141, centro.
FOTO: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá