Início » Poá realiza a abertura da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta-feira

Evento será realizado na Câmara Municipal nos dias 26 e 27 de agosto, com a finalidade de debater temas sociais com a sociedade civil

O município de Poá realiza nesta quinta-feira (26/08) a abertura da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado com financiamento público para enfrentar desigualdades e garantir proteção social”, o evento será realizado na Câmara Municipal, a partir das 17 horas.

Organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, a conferência é realizada a cada dois anos e tem como objetivo realizar a avaliação das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento deste ano será realizado nos dias 26 e 27 de agosto e será aberto ao público, porém com vagas limitadas para 50 pessoas, em razão da pandemia da Covid-19.

“A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social (CMAS) tem a finalidade de ressaltar a importância do setor e, ao mesmo tempo, chamar os representantes de cada segmento da sociedade para discutir qual é a assistência social que queremos para o nosso município”, afirmou o responsável pela pasta, Lucas Bertagnolli. O evento, de acordo com o secretário, possibilitará a discussão de temas sociais juntamente com representantes da sociedade civil, entidades assistenciais, trabalhadores e usuários do SUAS e representantes do Poder Público.

Durante a 13ª Conferência de Assistência Social serão debatidos cinco temas: “A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdade”; “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais”; Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários”; “Gestão e acesso à segurança socioassistencial e a articulação  entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direito socioassistenciais e proteção social”; “Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergenciais”.

A conferência será realizada na Câmara Municipal. No dia 26 de agosto, será das 17 às 20 horas, e no dia no dia 27, das 9 às 17 horas. A sede do Legislativo está localizada na rua Vereador José Calil, 100, Centro.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá