Início » Poá prorroga Campanha de Multivacinação para o dia 17 de dezembro

Poá prorroga Campanha de Multivacinação para o dia 17 de dezembro

Parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação prevê a intensificação da atualização das carteiras vacinais com a participação dos pais de alunos

A Campanha de Multivacinação foi prorrogada no município de Poá até o próximo dia 17 de dezembro. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal das crianças de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, que estejam em atraso com alguma vacina. Para ampliar ainda mais esta cobertura, a Secretaria de Saúde, por meio da do Departamento de Vigilância em Saúde, firmou parceria com a Secretaria de Educação e todas as unidades escolares da rede municipal de ensino solicitarão a apresentação da carteira vacinal dos alunos.

Segundo o diretor do Departamento, Leonardo Barbosa Garcia, a campanha foi prorrogada para que o município melhore os índices de imunização do público-alvo. “Atualmente, já realizamos a atualização de mais de 2,3 mil carteiras vacinais, sendo 913 de crianças até 1 ano de idade e 667 de crianças com idade entre 2 a 4 anos, além de 790 carteirinhas de crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Para melhorar estes números, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) permanecerão aplicando as vacinas do calendário do Ministério da Saúde e firmamos parceria com a Secretaria de Educação para verificarmos a situação vacinal dos alunos da rede municipal”, afirmou.

Por meio da parceria citada pelo diretor, os alunos receberão filipetas nas unidades escolares, contendo informações sobre a campanha e orientando os pais e/ou responsáveis que compareçam em uma UBS ou ESF mais próxima para apresentar a carteira vacinal do filho (a), a fim de fazer a verificação da mesma e, se necessário, a atualização das vacinas em atraso. “A filipeta deverá ser reenviada à escola com a assinatura ou carimbo da unidade básica. É uma medida de proteção com relação a determinadas doenças”, ressaltou Leonardo.

A Campanha de Multivacinação de Poá foi prorrogada até o próximo dia 17 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, em qualquer uma das UBS’s e de ESF’s do município. As vacinas disponíveis são: BCG, hepatite A e B, penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente, VIP (vacina inativada poliomielite), VRH (vacina rotavírus humano), meningocócica C (conjugada), VOP (vacina oral poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá