Início » Poá promove o “Moedas em Dobro” para incentivar a coleta seletiva

Poá promove o “Moedas em Dobro” para incentivar a coleta seletiva

by Secretaria de Comunicação Secom

Cada um quilo de caixinhas Tetra Pak serão trocadas por duas “Moedas Verdes”; objetivo é fomentar a sustentabilidade no município

Em virtude da programação “Junho Mais Verde”, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá, em parceria com a Ong Espaço Urbano e a Cruma (Cooperativa Unidos pelo Meio Ambiente), promove nesta quinta-feira (23/06), o evento “Moedas em Dobro”, na Loja Colete e Troque, localizada na Praça da Bíblia. A cada 40 caixinhas Tetra Pak (equivalente a 1kg) entregue no espaço, o munícipe recebe em troca duas “Moedas Verdes” e um cupom para concorrer a um iPhone 13.

Segundo a responsável pela Pasta, Claudete Canada, normalmente o munícipe que faz a coleta seletiva, troca um quilo de materiais recicláveis por uma “Moeda Verde” e o objetivo é que o cidadão possa juntar as moedas e realizar a “compra” de produtos na própria loja. “É um trabalho muito importante que envolve o incentivo à coleta seletiva, a conscientização da população de que o resíduo sólido reciclável tem valor e, principalmente, o auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social, que podem trocar os materiais recicláveis por produtos de limpeza, alimentação, brinquedos, entre outros, que são ofertados no local”, disse.

Nesta quinta-feira (23/06), a Colete e Troque estará trocando duas moedas para cada um quilo de caixinhas Tetra Pak que forem entregues, limpas, secas e abertas. “A loja Colete e Troque já conta com uma excelente adesão dos munícipes, desde o dia 19 de outubro de 2021, quando iniciou as suas atividades. Tenho certeza de que, nesta quinta-feira teremos uma grande participação popular”, afirmou a secretária.  A cada 20 caixinhas, o munícipe também recebe um cupom para concorrer a um iPhone 13, no final do ano. O prêmio é da Ong Espaço Urbano e as trocas podem ser feitas em toda a região do Alto Tietê.

A Loja Colete e Troque é gerida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais e atende de terça e quinta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, na Praça da Bíblia, localizada na rua Vicente Guida, s/n, Centro. O programa “Junho Mais Verde” é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente em alusão ao “Dia Mundial de Meio Ambiente”, celebrado no último dia 5 de junho. O cronograma completo de atividades está disponível no site da Prefeitura (www.poa.sp.gov.br).

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá