Início » Poá promove atendimento de telemedicina para os pacientes do Caps

Poá promove atendimento de telemedicina para os pacientes do Caps

by Secretaria de Comunicação Secom

Iniciativa iniciou há duas semanas para uma maior segurança aos munícipes atendidos pela unidade que trata a saúde mental

A Secretaria de Saúde de Poá iniciou neste mês de janeiro o atendimento de telemedicina aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município. O serviço tem por objetivo agilizar e acompanhar os cuidados com os pacientes da saúde mental, por meio de chamadas de vídeo, para garantir uma maior segurança, visto que evita o deslocamento em meio à pandemia da Covid-19.

De acordo com a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, o projeto, idealizado pelos médicos Alessandra Pereira e Caio Dornelas, iniciou há duas semanas com uma boa aceitação dos pacientes que se encontram estáveis, de acordo com a avaliação médica. “O atendimento é feito pelos médicos responsáveis da unidade. A iniciativa é uma grande inovação para a rede e também irá servir como projeto piloto para uma futura implantação na Atenção Básica. Os pacientes não terão a necessidade de irem presencialmente até à unidade e, desta forma, o atendimento será ágil e mais seguro para eles”, ressaltou.

 “O nosso objetivo com mais este serviço é melhorar o atendimento na saúde e ampliar a oportunidade, já que muitos pacientes não dão continuidade ao cuidado em saúde por ter a dificuldade do deslocamento até a unidade para o atendimento presencial, principalmente em um cenário de pandemia”, disse a médica e idealizadora do projeto da telemedicina no Caps, Alessandra Monteiro de Sousa Camargo Pereira.

O médico Caio Dornelas explicou também que o contato e suporte são voltados aos pacientes que já passaram pela consulta presencialmente, mas que ainda necessitam de um acompanhamento. Tudo é anexado ao seu prontuário de forma informatizada. “Com a implantação desta tecnologia, a expectativa é que diminuam os casos de paciente descompensados pela falta de acompanhamento médico, a ponto de reduzir a necessidade de hospitalização, provocada por doenças passíveis de serem controladas”, destacou.

Os responsáveis ressaltaram ainda que todo o processo só ocorrerá mediante a anuência do paciente e conta com diversos recursos de segurança, para preservação dos dados sigilosos do prontuário médico. O serviço não exclui a necessidade do atendimento presencial, mas se estabelece como sendo mais um dispositivo oferecido à população como método de prevenção e cuidado que servirá de suporte e alternativa de acesso a saúde pública.

FOTOS: Divulgação/Secom Poá