Início » Poá promove ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Iniciativa tem como objetivo mobilizar toda a população, especialmente os trabalhadores que atuam no segmento, para orientação e prevenção acerca do tema

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Assistência Social, irá realizar uma programação especial em alusão ao dia 18 de maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que conta com uma ação comunitária e palestras sobre o tema, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A primeira delas, aberta à população, será uma ação comunitária, em parceria entre o CRAS Calmon Viana com entidades sociais executoras dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos como o Reino da Garotada e o Batuíra. O evento será realizado nesta quarta-feira (18/05), na rua Vinte e Seis de Março, s/n, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes e na rua Porto Ferreira, das 9 às 10h30 e das 14 às 15h30.

“Essa ação tem por objetivo movimentar os serviços e a população, buscando conscientizá-los sobre a responsabilidade de protegermos nossas crianças e adolescentes, visto que a violência sexual pode ocorrer em várias idades e em todas as classes sociais. A ação consistirá na entrega de panfletos, exposição de cartazes, brincadeiras e canções sobre o tema, todos com a participação das crianças e adolescentes, bem como da população. Estão todos convidados a participarem conosco”, disse o chefe da Pasta, Lucas Bertagnolli.

Além disso, nos dias 27 e 31 de maio, haverá palestras destinadas às famílias integrantes do Programa Criança Feliz e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Associação Social Desportiva Cultural Luz do Amanhã. Este evento será nos Cras Cidade Kemel  (9h30 às 11 horas) e Calmon Viana (13h30 às 16h30), no dia 27 (sexta-feira), e nos Cras Jardim São José (09h30 às 11 horas) e Vila Jaú (13h30 às 16h30), no dia 31 (terça-feira).

Para fechar a programação, no dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social promove um Evento com o tema “Violência Sexual: Abuso e exploração de Crianças e Adolescentes”, contando com uma palestra a ser ministrada pela assistente social e advogada, Rosimeire Aparecida Mantovan. Será no Teatro Municipal “Turíbio Ruiz”, das 13 às 17 horas. Haverá participação de todos os representantes do segmento da Criança e Adolescente.

“Esta oportunidade é destinada a toda Rede de Proteção e garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, assim como serão abordados temas como a identificação da violência, causas e consequências, atendimento social, revitimização, rede de proteção e trabalho em rede. A ideia é aprofundar nestes temas para auxiliar na atuação dos trabalhadores nas abordagens e atendimentos do dia a dia”, ressaltou Lucas.

FOTOS: Divulgação