Início » Poá prepara projetos turísticos para liberação de recursos do governo estadual por meio do DadeTur

O Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Ariel Borges, representou o município de Poá no evento realizado pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (05/08), para anunciar a liberação de R$ 202,2 milhões em investimentos para infraestrutura turística para 70 prefeituras de estâncias de São Paulo. O evento foi realizado na cidade de Serra Negra e contou com a presença do governador João Doria e diversas autoridades estaduais.

De acordo com o responsável pela pasta municipal, o governo não anunciou os valores que serão destinados para cada cidade. “Temos que apresentar os projetos voltados ao Turismo para que o governo estadual realize a liberação do investimento, por meio do DadeTur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). Temos como prioridade a conclusão da obra do Balneário Municipal, que será a base para tornar Poá um ecossistema de turismo”, afirmou.

Durante o evento, o Secretário Estadual de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz, afirmou que os recursos vão possibilitar que as cidades possam apresentar novos projetos de obras para melhorias na sua infraestrutura turística ao DadeTur. “O convênio potencializará a vocação das nossas estâncias turísticas, estimulando a retomada econômica por meio do consumo doméstico de viagens”, disse.

“Não nos importa o que foi ou não foi feito no passado em nossa cidade. Estamos concentrando as nossas ações no presente, olhando para o futuro. Esse investimento vai ajudar Poá a trazer turistas e, consequentemente, a gerar renda e oportunidade, especialmente por conta da pandemia que causou graves problemas econômicos, e piorou ainda mais a situação financeira da cidade”, destacou Ariel.

O secretário municipal lembrou que a cidade de Poá, além da famosa água mineral, também conta com outros atrativos como, por exemplo, a tradicional Expoá (Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais de Poá), evento que atrai cerca de 300 mil pessoas, além do turismo religioso ligado ao Padre Eustáquio e a Casa do Artesão, atrações que por causa da pandemia estão momentaneamente suspensas.

O município de Poá, por meio da Secretaria de Turismo, tem realizado ações e projetos voltados para a área do turismo como a digitalização de todas as informações sobre a cidade, para a criação de um banco de imagens. Também foi retomada a interação com os artesãos, além de novos projetos que já foram estabelecidos como a criação do Museu de Preservação da Memória Ferroviária, na Casa da Estação.

“Poá tem um potencial turístico elevado, basta agirmos como sociedade organizada para que todos sejam beneficiados. Estamos buscando diálogo junto às outras cidades do Alto Tietê, Secretaria Estadual de Turismo e Ministério do Turismo, além de parcerias pontuais com organizações privadas e públicas. Fortalecendo o setor, restaurantes, hospedarias, comércios e a cidade como um todo, também ganham”, finalizou o secretário.

FOTOS: Divulgação