Início » Poá participa do lançamento do projeto Recicla Cidades

Poá participa do lançamento do projeto Recicla Cidades

A Secretária de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, Claudete Canada, participou de uma reunião online, na tarde desta quinta-feira (29/04), para o lançamento do projeto Recicla Cidades. Planejado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o projeto tem como objetivo incentivar a coleta seletiva na região.

A iniciativa foi oficialmente lançada, por meio da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do Condemat, e tem como objetivo o incentivo da coleta seletiva com ações de cunho social e ambiental. “É um projeto muito importante e que foi abraçado por todas as cidades da região. Parabenizo o Consórcio pela iniciativa e me comprometo em garantir que Poá se empenhará ao máximo, para executar o planejamento”, afirmou Claudete.

O Recicla Cidades é um projeto do Condemat em parceria com a Ong TetraPak, que também visa a ampliação dos serviços de coleta seletiva por meio da adoção de ações de conscientização e educação ambiental junto à população, além da capacitação e formalização de catadores de materiais recicláveis. “Em Salesópolis e Guararema, esse projeto já está em funcionamento e apresenta ótimos resultados”, disse a secretária.

O projeto consiste em sete etapas, sendo que as duas primeiras são dedicadas ao mapeamento e diagnóstico dos munícipios, com identificação das dificuldades, demandas, recursos e talentos disponíveis. As demais etapas consistem no oferecimento do curso para capacitação de agentes ambientais e, posteriormente, a formalização de cooperativa com estes agentes que promoverão ações de sensibilização junto à comunidade com oficinas, entrega de materiais informativos, campanhas de educação ambiental, palestras e encontros, além de atuarem na coleta seletiva.

“O Recicla Cidades é uma iniciativa que atende aos requisitos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e tem potencial para impactar positivamente, a região nas áreas ambiental, social e econômica”, destacou o secretário executivo do Consórcio, Adriano Leite.

A iniciativa irá envolver parcerias com outros setores da sociedade, estimulando a participação de comércios, órgãos públicos e privados e da população em geral. “Este projeto vem somar com as demais iniciativas da Câmara Técnica na busca pelo aprimoramento da gestão de resíduos sólidos, que é um tema abrangente e de grande importância”, finalizou Claudete.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá