Início » Poá participa de reunião do Condemat com o DAEE

Poá participa de reunião do Condemat com o DAEE

Encontro buscou tratar sobre os desdobramentos da outra reunião realizada no mês de março para as soluções das cheias no Rio Tietê

O município de Poá, representado pela secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada, participou de uma reunião entre a direção do Consorcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), nesta terça-feira (04/04).

O encontro teve como objetivo apontar os desdobramentos da primeira reunião realizada no mês de março e elaborar estratégias conjuntas a médio e longo prazo para conter as cheias do Rio Tietê que culminam em enchentes na região.

Os municípios que compõe o consórcio foram divididos em quatro grupos. A cidade de Poá integrou o grupo dois da reunião, junto com os municípios de Ferraz de Vasconcelos Suzano e Itaquaquecetuba. Durante a reunião, o grupo apresentou demandas em conjunto para a resolução dos problemas em pontos críticos de divisa entre as cidades, referentes aos córregos Martinelli, Itaim, Paredão e Bela Vista que faz divisa com Itaquaquecetuba na APA da Várzea do Rio Tietê, por meio da construção de um reservatório de amortecimento de cheias entre os córregos.

“Com a formação dos grupos conseguimos apresentar demandas que irão beneficiar toda a região. O encontro foi dinâmico e muito produtivo para todos os municípios. Além das demandas em comum com outras cidades, e a partir do aval da prefeita Marcia Bin nós apresentamos demandas pontuais de Poá que também irão auxiliar no combate as enchentes que castigam nossos bairros durante o período de grandes chuvas”, destacou Claudete.

As demandas municipais englobam a limpeza do “piscinão” para ajudar no controle de cheias do município.  Além da atualização do plano de micro e macrodrenagem das cidades que compõe a Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, incluindo Poá.  A secretária ainda reforçou o pedido de celeridade nas obras de desassoreamento do Rio Tietê, assim como prefeitos e técnicos de outras cidades.

Também estiveram presentes na reunião o presidente do consórcio Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes; os prefeitos Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Guti (Guarulhos), Vanderlon Gomes (Salesópolis) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano), além de técnicos dos demais municípios consorciados. E também a superintendente do órgão estadual, Mara Ramos e a equipe técnica do DAEE e da Secretaria de Habitação do Estado, além da Defesa Civil.

Foto: Divulgação / Secretaria de Meio Ambiente – Poá