Início » Poá inicia vacinação das crianças com mais de 11 anos sem comorbidades nesta 5ª

Poá inicia vacinação das crianças com mais de 11 anos sem comorbidades nesta 5ª

by Secretaria de Comunicação Secom

Para a imunização é necessário o agendamento prévio por meio do site da Prefeitura de Poá (www.poa.sp.gov.br)

A Prefeitura de Poá inicia na próxima quinta-feira (20/01), a imunização contra a Covid-19 das crianças de 11 anos sem comorbidades. No entanto, para a vacinação, é necessário agendamento prévio por meio do site da Prefeitura de Poá, aberta nesta quarta-feira (19/01). A campanha infantil teve início nesta semana para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas.

Para agilizar o atendimento, é importante realizar o pré-cadastro no site do governo do Estado, o Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) e preencher todos os dados da criança. Em seguida, é preciso acessar o site oficial da Prefeitura de Poá (www.poa.sp.gov.br) e fazer o agendamento da vacinação. Para a imunização, é necessária a apresentação de documento com foto e CPF (ou cartão do SUS) das crianças, além de comprovante de endereço. A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Com o objetivo de oferecer um atendimento exclusivo e com total segurança para o novo público-alvo, a Secretaria de Saúde destinou quatro UBS’s para aplicação da vacina nas crianças. São elas: Calmon Viana (Tito Fuga), Jardim Nova Poá (Doutor Oswaldo Cypriano Monaco), Jardim América (Vereador Wellington Lopes) e Centro de Saúde – CSII (Centro). Para quem tem mais de 12 anos, a imunização está sendo feita nas demais UBS’s e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município.

“Graças a chegada de mais doses nesta semana já foi possível iniciarmos a vacinação pela faixa etária. Assim como na campanha dos adultos, a imunização é feita de forma decrescente. Estamos muito satisfeitos de já estarmos atendendo as nossas crianças. Quanto mais avançarmos na imunização,  maior será a nossa força contra a Covid-19”,
frisou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.


A campanha também continua com a imunização das crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas.

COMORBIDADES

As comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde são: doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fistolasanteriovenosas, arritmias cardíacas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneupatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio três, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

DEFICIÊNCIA PERMANENTE GRAVE

Para fins de inclusão na população-alvo para vacinação, serão considerados indivíduos com deficiência permanente grave aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações: motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar; e com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividadeshabituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

FOTO: Rodrigo Nagafuti- Secom Poá