Início » Poá inicia vacinação das crianças com 10 anos sem comorbidades nesta 2ª

Poá inicia vacinação das crianças com 10 anos sem comorbidades nesta 2ª

Poá inicia vacinação das crianças com 10 anos sem comorbidades nesta 2ª

Com o pacote de mudanças na Saúde, a partir de segunda-feira (24/01), haverá alterações nos horários e locais de vacinação infantil e adulta

A Prefeitura de Poá inicia na próxima segunda-feira (24/01), a imunização contra a Covid-19 das crianças de 10 anos completos sem comorbidades. No entanto, para a vacinação, é necessário agendamento prévio por meio do site da Prefeitura de Poá, que será aberto neste sábado (22/01). Além disso, também a partir de segunda-feira, haverá mudanças nos horários e postos de vacinação infantil e adulta.

Para agilizar o atendimento, é importante realizar o pré-cadastro no site do governo do Estado, o Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) e preencher todos os dados da criança. Em seguida, é preciso acessar o site oficial da Prefeitura de Poá (www.poa.sp.gov.br) e fazer o agendamento da vacinação, que estará disponível para essa faixa etária a partir deste sábado (22/01). Para a imunização, é necessária a apresentação de documento com foto e CPF (ou cartão do SUS) das crianças, além de comprovante de endereço.

O diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, informou que a partir de segunda-feira (24/01), a Campanha de Vacinação terá mudanças nos locais e horários tanto para o público adulto como para o infantil. “Após o anúncio do pacote de melhorias na área da Saúde, para facilitar aos poaenses, haverá alteração nos locais e horários da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. A partir de agora, nas unidades que funcionarão com horário estendido de 12 horas, a imunização será oferecida das 9 às 18 horas. Já os postos com atendimento de oito horas, manterão a campanha das 9 às 15 horas”, explicou.

Os postos de vacinação infantil serão na UBS Vila Júlia, das 9 às 15 horas, e nas unidades de Calmon Viana, Jardim Nova Poá e Jardim América, das 9 às 18 horas. Já os locais para a vacinação adulta, serão nos postos da Vila Jaú, Jardim Pinheiro, Vila Pereta,Jardim Santa Helena e Jardim Débora, das 9 às 15 horas, e nas unidades Cidade Kemel e Vila Varela, das 9 às 18 horas.

Vale ressaltar que a campanha também continua com a imunização das crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas.

NOVOS LOCAIS E HORÁRIOS
Postos de vacinação infantil:

• 9 às 15 horas
  • UBS Doutor Murilo Mendes Soares – Rua Doutor Siqueira Campos, 180 – Vila Júlia;
  • 9 às 18 horas
  • UBS Tito Fuga – rua Maria Helena, 159, Calmon Viana;
  • UBS Dr.Cypriano Oswaldo Monaco – rua Capitão Pedro Esperidião Hoffer, 223, Jardim Nova Poá;
  • UBS Wellington Lopes – rua Dezessete, 48, Jardim América;

Postos de vacinação para os adultos:

• 9 às 15 horas
  • UBS Vila Jaú- Rua Inácia Alves da Silva, 444, Vila Jaú;
  • UBS Jardim Emília – Rua Água Vermelha, 311 – Jardim Pinheiro;
  • UBS José Pereta – Rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270, Vila Pereta;
  • UBS Santa Helena- Rua Mem de Sá, 560, Jardim Santa Helena;
  • UBS Filomena Rosiela Guido – Rua Estado do Espírito Santo, 247 – Jardim Débora;
  • 9 às 18 horas
  • UBS Edvaldo Lupettis – Rua Florianópolis, 167 – Cidade Kemel;
  • UBS Nelson Pozzani Filho – Rua Alfredo Mauricio Varela, 20 – Vila Varela;

COMORBIDADES
As comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde são: doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fistolasanteriovenosas, arritmias cardíacas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneupatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio três, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

DEFICIÊNCIA PERMANENTE GRAVE
Para fins de inclusão na população-alvo para vacinação, serão considerados indivíduos com deficiência permanente grave aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações: motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar; e com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividadeshabituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

FOTO: Rodrigo Nagafuti- Secom Poá