Início » Poá inicia a segunda etapa de vacinação contra a gripe nesta 3ª

Poá inicia a segunda etapa de vacinação contra a gripe nesta 3ª

by Secretaria de Comunicação Secom

A campanha de vacinação contra a gripe no município de Poá inicia nesta terça-feira (11/05) a segunda fase de imunização, que inclui os profissionais da educação e idosos com idade a partir de 60 anos. O novo público-alvo se junta às crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o nascimento da criança, indígenas e trabalhadores da saúde, que ainda podem comparecer as Unidades Básicas de saúde (UBS’s) para serem imunizados.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, a adesão da campanha contra influenza em Poá ainda está muito baixa. “Até a última quinta-feira (06/05), quando fizemos o último levantamento dos dados, só havíamos imunizado 36% do público-alvo. A imunização é de grande importância para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença como, por exemplo, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do coronavírus (Covid-19)”, afirmou.

A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.

No ato da vacinação, o público-alvo da 1ª fase deve apresentar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal com foto. Já os idosos com mais de 60 anos devem estar munidos com o comprovante de endereço e RG e os profissionais da educação, com qualquer documento que comprove atividade funcional na área como, por exemplo, holerite, crachá ou CLT.

“É importante ressaltar que é necessário respeitar um intervalo de 14 dias entre as aplicações das vacinas contra a gripe e Covid-19. Além disso, mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel”, finalizou Leonardo.

A campanha de vacinação contra a gripe é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Tito Fuga (rua Maria Helena, 159 – Calmon Viana), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444 –Vila Jaú), José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270 – Vila Pereta), Santa Helena (rua Men de Sá, 560 – Vila Santa Helena), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88 – Jardim América) e Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223 – Jardim Nova Poá), além do Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146 – Centro).

FOTO: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá