Início » Poá divulga novo calendário de vacinação contra a Covid-19

Poá divulga novo calendário de vacinação contra a Covid-19

by Secretaria de Comunicação Secom

O Departamento de Vigilância em Saúde do município de Poá divulgou nesta sexta-feira (07/05) a programação das novas etapas de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). A partir de segunda-feira (10/05), pessoas com comorbidades, síndrome de down, puérperas, com benefício de prestação continuada, transplantados, motoristas e cobradores de transporte coletivo (somente com a xepa da vacina), fazem parte dos grupos que serão contemplados com a vacina, porém cada público terá uma data específica para início da imunização.

Segundo o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia, os idosos com idade a partir de 60 anos e os profissionais da saúde continuam sendo vacinados. “Vamos iniciar novos grupos prioritários, mas a imunização destes dois públicos continua normalmente. Vale ressaltar que, a partir de agora, o drive-thru é válido somente para idosos e gestantes”, enfatizou.

SEGUNDA-FEIRA (10/05)

Nesta segunda-feira (10/05), tem início a vacinação para pessoas com síndrome de down e gestantes portadoras de comorbidades com idade a partir de 18 anos, além de puérperas até 45 dias após o nascimento do bebê. Para esse público, os documentos necessários são: síndrome de down – documento oficial com foto, CPF e comprovante de endereço; gestantes com comorbidades – carteirinha do pré-natal, documento com foto, CPF, comprovante de endereço e comprovante de comorbidade, conforme definições do Ministério da Saúde; puérperas – documento com foto, CPF, comprovante de endereço e certidão de nascimento da criança.

Idosos com mais de 60 anos devem estar munidos de um documento com foto, CPF e comprovante de endereço, já os profissionais de saúde devem apresentar documento com foto, CPF, comprovante de endereço de Poá ou de vínculo empregatício com empresa da cidade. “Além disso, é necessário um documento que conste a atividade funcional como carteira de trabalho, registro de classe ou documento que comprove atividade no serviço na área”, explicou Leonardo.

Neste mesmo dia, também haverá a utilização da xepa da vacina, a partir das 15 horas, para motoristas e cobradores de transporte coletivo. Este grupo deve apresentar o crachá da empresa, CLT, comprovante de endereço ou vínculo com empresa na cidade, CPF e documento com foto.

TERÇA-FEIRA (11/05)

Além da continuação dos grupos citados acima, na terça-feira (11/05), terá início a vacinação para pessoas com Benefício de Prestação Continuada (BPC) com idade entre 55 a 59 anos, ou seja, munícipes beneficiados pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que vivem à margem da sociedade e que não podem prover seu sustento. Nesta mesma data, também inicia a imunização dos transplantados com idade entre 18 e 59 anos.

Para estes dois grupos, os documentos necessários são: BPC – comprovante do BPC, documento, CPF e comprovante de endereço; transplantados – relatório médico da condição, documento com foto, CPF e comprovante de endereço.

QUARTA E QUINTA-FEIRA (12 e 13/05)

“Na quarta e quinta-feira (12 e 13/05), repetiremos os grupos vacinados no dia anterior, porém na quinta iniciaremos a vacinação das pessoas com comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, com idade entre 59 anos e 57 anos. Para esse grupo, é necessária a apresentação de um documento com foto, CPF, comprovante de endereço, comprovante de exames ou receitas e/ou relatórios médicos ou prescrição médicas recentes da comorbidade”, ressaltou o diretor.

SEXTA-FEIRA (14/05)

Na sexta-feira (14/05), os pontos de vacinação estarão atendendo todos os grupos citados acima, porém ampliando as comorbidades para o grupo de 56 e 55 anos.

2ª DOSE

Durante toda a semana, a aplicação da 2ª dose seguirá normalmente para todos os grupos que já receberam a 1ª aplicação da vacina. “Todos que já foram vacinados com a 1ª dose, devem ficar atentos a data que foi marcada na carteirinha de vacinação. No dia agendado, basta comparecer a qualquer um dos postos de vacinação, com o cartão de vacinação em mãos”, finalizou.

POSTOS DE VACINAÇÃO

O município de Poá conta com dois postos de vacinação contra a Covid-19, sendo um no Reino da Garotada, localizado na rua São Francisco, no bairro Biritiba, e o outro na Praça da Bíblia, situada à rua Vicente Guida, na região central. A campanha de imunização é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá