Início » Poá fecha mês de agosto com saldo positivo na geração de empregos

Poá fecha mês de agosto com saldo positivo na geração de empregos

by Secretaria de Comunicação Secom

Dados divulgados pelo Caged apontam que a média de contratações formais deste ano já é superior a todo o ano de 2021

O município de Poá segue com saldo positivo em 2022 na geração de empregos, de acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho. Somente no último mês de agosto, foram realizadas 1.394 contratações com registro em carteira e 1.220 baixas, resultando em um saldo de 174 novas vagas.

“São 13,87% a mais de registros do que baixas em carteira durante estes noves meses e se compararmos estes números com todo o ano de 2021, temos uma expectativa de gerar mais empregos do que no ano passado que também fechou com saldo positivo, porém, com uma média de 8,25%”, destacou o secretário de Indústria e Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Alcides Leme Silva Junior.

O setor responsável por este saldo positivo, segundo o Caged, foi o Comércio com 145 contratações, seguido pela Construção Civil com 31 novas vagas e Indústria com 14 contratações. “Por meio de ações como, por exemplo, a parceria com o Sebrae e a Feira da Indústria (realizada na Expoá 2022), promovemos meios para os empresários poaenses possam se capacitar e fazer um network. Estas ações têm como objetivo fomentar o desenvolvimento do setor privado e, consequentemente, resulta em geração de empregos para o município”, afirmou o secretário.

Para a prefeita Marcia Bin, estes números comprovam que o município está no caminho certo para a retomada econômica, considerada de extrema importância pela administração municipal. “Por causa da pandemia da Covid-19, a Municipalidade, o setor privado e a população sofreram grandes danos financeiros e, agora, estamos trabalhando para voltar a se desenvolver economicamente. A geração de empregos representa crescimento para estes segmentos. Não é de responsabilidade da Prefeitura gerar empregos, mas de promover condições para que o setor privado tenha condições para efetuar novas contratações”, disse a chefe do Executivo municipal.

Por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a administração municipal também realiza a intermediação entre as empresas e os munícipes que se encontram fora do mercado de trabalho, com a finalidade de auxiliar as empresas na busca pela mão-de-obra qualificada e aos cidadãos que procuram ocupação profissional.

O atendimento do PAT é realizado no Núcleo de Atendimento à População (NAP), localizado na rua Vinte e Seis de Março, 72, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os munícipes interessados em se candidatar para futuras vagas, devem acessar o aplicativo SINE FÁCIL e, para atendimento no Posto, os candidatos devem realizar agendamento prévio pelo site pat.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PAT/. É preciso apresentar RG, CPF e a carteira de trabalho física ou digital.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá