Início » Poá fecha mês de agosto com saldo positivo na geração de empregos

Poá fecha mês de agosto com saldo positivo na geração de empregos

Dados divulgados pelo Caged apontam que a média de contratações formais deste ano já é superior a todo o ano de 2021

O município de Poá segue com saldo positivo em 2022 na geração de empregos, de acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho. Somente no último mês de agosto, foram realizadas 1.394 contratações com registro em carteira e 1.220 baixas, resultando em um saldo de 174 novas vagas.

“São 13,87% a mais de registros do que baixas em carteira durante estes noves meses e se compararmos estes números com todo o ano de 2021, temos uma expectativa de gerar mais empregos do que no ano passado que também fechou com saldo positivo, porém, com uma média de 8,25%”, destacou o secretário de Indústria e Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Alcides Leme Silva Junior.

O setor responsável por este saldo positivo, segundo o Caged, foi o Comércio com 145 contratações, seguido pela Construção Civil com 31 novas vagas e Indústria com 14 contratações. “Por meio de ações como, por exemplo, a parceria com o Sebrae e a Feira da Indústria (realizada na Expoá 2022), promovemos meios para os empresários poaenses possam se capacitar e fazer um network. Estas ações têm como objetivo fomentar o desenvolvimento do setor privado e, consequentemente, resulta em geração de empregos para o município”, afirmou o secretário.

Para a prefeita Marcia Bin, estes números comprovam que o município está no caminho certo para a retomada econômica, considerada de extrema importância pela administração municipal. “Por causa da pandemia da Covid-19, a Municipalidade, o setor privado e a população sofreram grandes danos financeiros e, agora, estamos trabalhando para voltar a se desenvolver economicamente. A geração de empregos representa crescimento para estes segmentos. Não é de responsabilidade da Prefeitura gerar empregos, mas de promover condições para que o setor privado tenha condições para efetuar novas contratações”, disse a chefe do Executivo municipal.

Por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a administração municipal também realiza a intermediação entre as empresas e os munícipes que se encontram fora do mercado de trabalho, com a finalidade de auxiliar as empresas na busca pela mão-de-obra qualificada e aos cidadãos que procuram ocupação profissional.

O atendimento do PAT é realizado no Núcleo de Atendimento à População (NAP), localizado na rua Vinte e Seis de Março, 72, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os munícipes interessados em se candidatar para futuras vagas, devem acessar o aplicativo SINE FÁCIL e, para atendimento no Posto, os candidatos devem realizar agendamento prévio pelo site pat.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PAT/. É preciso apresentar RG, CPF e a carteira de trabalho física ou digital.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá