Início » Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação é prorrogada até o dia 31 de outubro

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação é prorrogada até o dia 31 de outubro

by Secretaria de Comunicação Secom

Decisão se deu em virtude da baixa adesão da campanha; cidade segue com a aplicação dos imunizantes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informou nesta sexta-feira (30/09), que a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até o dia 31 de outubro. O município segue as diretrizes do governo do Estado, que decidiu pela mudança em decorrência do baixo número de crianças e adolescentes vacinados. A vacinação em Poá continuará em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 9 às 15 horas.

A Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e Multivacinação, iniciada no último dia 5 de agosto, busca atingir crianças e adolescentes de até 15 anos. A dose do imunizante contra a Poliomielite é destinada a crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias, residentes na cidade. Já a Multivacinação é destinada para crianças e adolescentes de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Esta é a segunda vez que a campanha é prorrogada, isto porque, no último dia 6 de setembro a vacina já havia sido estendida, justamente, pelo baixo índice de vacinados. “Estamos prorrogando a ação e esperamos que os pais e/ou responsáveis levem os seus filhos até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e atualizem a caderneta de vacinação das crianças e jovens”, frisou o responsável pela Pasta, Alexandre Provisor.

Até o início desta semana, o município havia imunizado cerca de 3,2 mil crianças contra a Poliomielite, esse número representa aproximadamente 50% do público-alvo da campanha, que é de aproximadamente 5,7 mil crianças. Porém o número ainda está abaixo da meta de vacinação, que é de 95%. “Precisamos elevar esse número, e para isso, mais uma vez a campanha está sendo prorrogada. A paralisia infantil (Poliomielite) é uma doença muito letal para nossas crianças, não podemos permitir que nossos pequenos sofram com esse mal”, explicou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

A Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação seguirá até o dia 31 de outubro. A imunização pode ser feita, das 9 às 15 horas, em todos os postos de saúde, exceto a UBS Doutor Oswaldo Cypriano Mônaco, no Jardim Nova Poá, onde a imunização é feita das 9 às 18 horas. Para receber os imunizantes é preciso apresentar a carteirinha de vacinação, um documento com foto e um comprovante de endereço.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Arquivo Secom Poá