Início » Poá entrega cerca de 200 carteirinhas do autista

Poá entrega cerca de 200 carteirinhas do autista

Ação aconteceu na tarde de hoje no Teatro Municipal; Pais e responsáveis que não puderam estar presentes poderão retirar o documento a partir de amanhã na Secretaria Municipal de Saúde

Mais de 200 carteirinhas do autista foram confeccionadas e estão sendo entregues pela Prefeitura Municipal de Poá, garantindo os direitos da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua correta identificação. A entrega aconteceu hoje (dia 31/10) durante solenidade no Teatro Municipal, com a presença da prefeita Marcia Bin, da presidente da Câmara Municipal, Patricia Bin, do vereador Lucas Ferrari e do secretário municipal de Saúde, Alexandre Provisor, entre outras autoridades e equipe técnica da Saúde.

Os pais e responsáveis que não puderam retirar o documento hoje deverão procurar a Secretaria de Saúde de Poá (Avenida Felício Marinelli, 140, Jardim Medina). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Novos interessados em obter a carteirinha poderão solicitar a emissão do documento no site poa.sp.gov.br.

“Em atendimento à legislação vigente, abrimos o prazo para que as famílias interessadas fizessem o cadastro. A carteirinha que entregamos hoje atende todos os requisitos legais, contendo as informações pessoais do autista, tipagem sanguínea, CID e dados de contato do responsável”, afirmou o secretário Provisor.

A emissão dessa carteira de identificação tem o objetivo de formalizar a garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, permitindo o acesso integral, prioritário e humanizado aos portadores. “Sabemos que não existe nenhuma característica específica que identifique o TEA. Dessa maneira, a carteirinha auxiliará na identificação delas em espaços públicos e privados”, considerou o secretário.

A prefeita Marcia Bin também falou sobre a importância dessa iniciativa no município. “Emitir essas carteirinhas é sinônimo de inclusão social. As pessoas com TEA devem continuar tendo seus direitos garantidos e respeitados por todos, independentemente do local em que estiverem. Estou muito feliz, de junto com a Secretaria de Saúde, poder proporcionar essa iniciativa em nosso município. Contem comigo e com o meu trabalho”, salientou a chefe do Executivo municipal.