Início » Poá entra na fase emergencial a partir desta 2ª feira

Poá entra na fase emergencial a partir desta 2ª feira

O município de Poá adota a fase emergencial do Plano São Paulo, a partir desta segunda-feira (15/03), de acordo com o que foi determinado pelo governo do Estado. O toque de recolher também será aplicado, entre 20 e 5 horas. Medidas serão válidas até o dia 30 de março (terça-feira) e têm como objetivo coibir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

O decreto municipal nº 7.774/2021 oficializa na cidade as novas medidas restritivas anunciadas pelo governador João Dória. Supermercados, padarias, farmácias, açougues e postos de combustíveis, devem encerrar o atendimento às 20 horas. Já lanchonetes e restaurantes só podem atender pelo sistema de delivery (está proibido retirada no local). Além disso, casas de material de construção devem permanecer fechadas, assim como as igrejas e templos religiosos que estão proibidos de promover eventos com aglomerações.

“Essa nova etapa do Plano São Paulo é mais restritiva, tendo inclusive o toque de recolher estipulado. É doloroso e sabemos disso, mas os números de casos da Covid-19 não param de aumentar. A cidade de Poá já ‘chorou’ a perda de mais de 180 poaenses para esse vírus”, afirmou a prefeita Marcia Bin.

Com a atualização dos dados, nesta sexta-feira (12/03), o município chegou a 4.979 casos confirmados, 6.643 descartados e 2.433 pacientes que foram recuperados. Além disso há 14.101 casos suspeitos notificados e 12.558 casos suspeitos notificados residentes em Poá. Ao todo, a cidade registou 181 óbitos em decorrência da Covid-19.

O governo estadual ainda orientou a adoção de horário de entrada escalonado para os trabalhadores, com o objetivo de evitar aglomerações no transporte público. A referida escala sugere o horário das 5 às 7 horas para trabalhadores da indústria, das 7 às 9 horas para trabalhadores de serviços e das 9 às 11 horas para trabalhadores do comércio.

Toque de recolher
O toque de recolher segue o mesmo horário do toque de restrição, mas com a alteração da nomenclatura, as pessoas poderão ser abordadas pela Polícia Militar (PM) ou por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que orientarão sobre as determinações. Durante o período, não há previsão de multa para pedestres, a menos que estejam sem máscaras ou provocando aglomerações.

Quadro com as principais mudanças para o município:

– O toque de recolher terá início das 20 até 5 horas;

– Proibição completa de qualquer aglomeração;

– Home-office será obrigatório para todas as atividades administrativas não essenciais;

– Os serviços de entrega de alimentos e produtos ao cliente serão permitidos durante todo o dia apenas no sistema delivery; os drive-thrus estarão abertos entre 5 e 20 horas;

– Retirada de produtos e refeições está proibida;

– Lojas de material de construção estarão fechadas;

– As celebrações religiosas coletivas estão proibidas;

– Atividades esportivas coletivas foram suspensas;

– Orientação de horário de entrada escalonado para os trabalhadores:

5h às 7h: trabalhadores da Indústria;

7h às 9h: trabalhadores de Serviços;

9h às 11h: trabalhadores do Comércio.

FOTOS: Julien Pereira – Arquivo Secom Poá