Início » Poá e Suzano realizam ação conjunta de desassoreamento do Rio Guaió

Poá e Suzano realizam ação conjunta de desassoreamento do Rio Guaió

Serviço tem como objetivo combater às enchentes e alagamentos que podem ocorrer no entorno em dias de fortes chuvas

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá, em parceria com a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos do município de Suzano, realizou nesta terça-feira (12/04), a ação de limpeza e desassoreamento do rio Guaió, localizado entre os bairros Jardim Itamarati (Poá) e Jardim Suzanópolis (Suzano).

De acordo com a responsável pela Pasta poaense, Claudete Canada, a ação que tem como finalidade melhorar a fluidez das águas e, consequentemente, combater às enchentes e alagamentos no entorno, conta com a licença dos departamentos de Defesa Civil de ambas as cidades, por se tratar de área de risco.

“É uma ação muito importante que as cidades costumam fazer durante o período de estiagem, de forma preventiva, com o objetivo de evitar problemas futuros decorrentes das fortes chuvas que aumentam, consideravelmente, o nível do rio que, se não estiver devidamente desassoreado, transborda causando problemas para quem mora próximo”, afirmou Claudete. A ação conjunta de limpeza e desassoreamento do rio Guaió está sendo realizada na área livre de mata, o que facilita e agiliza o trabalho.

A secretária destacou as constantes ações que a Prefeitura de Poá tem realizado objetivando minimizar os riscos de enchentes e alagamentos em diversos pontos da cidade. “A prefeita Marcia Bin cobra e acompanha, constantemente, ações neste sentido e, desde o início de 2021, a administração municipal tem executado serviços de desassoreamento de córregos e rios, além da limpeza e desobstrução de bocas de lobo e redes coletoras de águas pluviais”, disse.

PODA DE ÁRVORE

O trabalho preventivo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais também se estende às arvores do município, que têm recebido o serviço de poda. Nesta terça-feira (12/04), por exemplo, a ação foi realizada na avenida Águas da Prata, no Jardim São José.

“O objetivo é evitar que os galhos das árvores cheguem aos fios do parque público de iluminação, bem como possíveis acidentes, com a queda dos galhos nas vidas municipais, além de manter as árvores saudáveis. Quando atingem a rede elétrica, a empresa EDP Bandeirante de Energia é acionada para realizar o serviço”, salientou.

As solicitações de serviços referentes à poda de árvores devem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais pelo telefone 4636-6408 ou para a Defesa Civil pelos telefones 4634-1666 / 199. No caso de árvores na rede elétrica, o contato deve ser feito junto à EDP Bandeirante de Energia, pelo site www.edponline.com.br.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá / Divulgação