Início » Poá disponibiliza testes rápidos de Covid-19 na rede básica e P.A. Guido Guida

Poá disponibiliza testes rápidos de Covid-19 na rede básica e P.A. Guido Guida

Mesmo com aumento da cobertura vacinal e cerca de dois meses sem registro pela doença, município mantém testagem gratuita à população

Mesmo com a redução dos índices relacionados à Covid-19 no município e o aumento do número de poaenses imunizados, além de quase dois meses sem o registro de óbitos pela doença, a Secretaria de Saúde de Poá reforça que mantém disponível nas unidades da rede básica e no Pronto-Atendimento Municipal Guido Guida os testes rápidos para os munícipes que apresentam os sintomas da Covid.

Para o secretário de Saúde, Alexandre Provisor, ainda estamos vivendo em meio à pandemia e manter os cuidados necessários ainda é importante, mesmo com o retorno das atividades consideradas “normais”. “Estamos há mais de 50 dias sem óbitos pela Covid-19 no município e a nossa campanha de imunização já ultrapassou a barreira de 258 mil aplicações da vacina, mas ainda não erradicamos o vírus e, por isso, continuamos disponibilizando na rede municipal, os testes rápidos (antígeno e swab). É importante ressaltar isso porque, caso o cidadão identifique a contaminação, o isolamento se faz necessário para que o vírus não se espalhe e, desta forma, possamos continuar caminhando firmes para o fim da pandemia”, destacou.

Os testes estão disponíveis em todas as 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o horário para testagem é das 10 às 15 horas, em munícipes que estejam apresentando os sintomas como febre, tosse, cansaço, dificuldades respiratórias, entre outros. O P.A. Municipal Guido Guida tem testagem para Covid-19, a qualquer hora, por contar com atendimento 24 horas.

“Durante a pandemia, muitas pessoas tiveram que mudar seus hábitos dentro e fora de casa para se prevenir contra a Covid-19. Usar máscaras, lavar as mãos, passar álcool gel, deixar os sapatos na porta de casa e cuidar da saúde física e mental são alguns exemplos de costumes adquiridos que são indicados para serem mantidos sempre”, destacou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

FOTOS: Divulgação