Início » Poá aumenta cobertura de vegetação e avança em qualidade ambiental

Poá aumenta cobertura de vegetação e avança em qualidade ambiental

Cidade passa de prioridade muito alta para alta e se destaca como única cidade do Alto Tietê a avançar em reflorestamento

As políticas públicas ambientais realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá garantiram à cidade mais uma conquista: a classificação de “prioridade alta” para a cobertura de vegetação. O município integrava a categoria “prioridade muito alta”. A publicação da resolução estadual foi feita no Diário Oficial do Estado e coloca Poá como a única cidade a conquistar este avanço no Alto Tietê.

“A mudança de classificação mostra que estamos no caminho certo para garantir o reflorestamento e melhoria da qualidade do ar e dos recursos hídricos na cidade”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada.

Segundo a Resolução da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, a classificação leva em consideração a compensação ambiental devida em razão da emissão de autorização pela Cetesb para supressão de vegetação nativa, corte de árvores isoladas ou intervenções em Áreas de Preservação Ambiental. Atualmente Poá conta com 9,2% do território municipal coberto por área de mata.

AVANÇOS

Recentemente Poá conquistou o título inédito de Município Verde Azul, graças aos projetos e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e recuperação ambiental, a exemplo do desassoreamento e recuperação de rios e córregos, arborização dos espaços públicos, implantação do Viveiro Municipal e conservação as áreas verdes da cidade. A cidade ficou em 8º lugar no ranking do Governo do Estado, que anualmente mede a eficiência da gestão sustentável nos municípios paulistas.