Início » Poá amplia vacinação contra meningite para jovens de 15 a 19 anos

Poá amplia vacinação contra meningite para jovens de 15 a 19 anos

by Secretaria de Comunicação Secom

Ampliação temporária da vacina Meningocócica C (conjugada) ocorre em decorrência do retorno às aulas no mês de fevereiro

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, iniciou nesta terça-feira (17/01) a aplicação temporária da vacina Meningocócica C para jovens de 15 a 19 anos. A decisão segue diretrizes do governo do Estado e intensifica a imunização dos jovens para a retomada do ano letivo. A intenção é que a medida ocorra até o final de fevereiro ou enquanto durar o estoque da vacina.

“É importante que o público-alvo que essa ampliação abrange compareça até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e tome a vacina. O período escolar se aproxima e para prevenir os nossos jovens tomamos a decisão de efetuar essa ampliação vacinal. É fundamental garantir a saúde dos nossos munícipes, por isso peço que as pessoas que se encontram nessa faixa etária procurem um posto de saúde e recebam o imunizante”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

É importante ressaltar que a aplicação da Meningo C continua a ser direcionada para crianças não vacinadas até dez anos, 11 meses e 29 dias, bem como para trabalhadores da saúde. “Seguiremos vacinando normalmente as demais faixas etárias. A meningite é uma grave doença e por mais que não tenhamos uma crescente nos casos, devemos tomar todos os cuidados para evitar um surto da doença”, destacou o diretor do Departamento, Leonardo Barbosa Garcia.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Poá oferecem a vacina Meningocócica Conjugada C. O horário de vacinação é das 9 às 15 horas, com exceção da UBS Dr. Cypriano Oswaldo Mônaco, localizada no Jardim Nova Poá, que imuniza no período das 9 às 16h30. Para obter mais informações ou sanar qualquer dúvida, os munícipes podem entrar em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde pelo telefone (11) 4639-9121.

Meningite é uma inflamação da meninge, uma membrana que envolve o cérebro e pode acometer pessoas de todas as idades. A doença pode ser transmitida por via respiratória por meio de gotículas que se dissipam no ar quando a pessoa fala, espirra ou tosse, por exemplo. Em casos mais raros, a contaminação pode acontecer através de água contaminada. A meningite é uma doença que pode deixar sequelas, como perda da audição e visão, epilepsia e paralisia cerebral. Em casos mais graves, pode até matar. 

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/ Arquivo Secom Poá