Início » Poá abriu cerca de 6,7 mil novas vagas de emprego em 2022, segundo o Caged

Poá abriu cerca de 6,7 mil novas vagas de emprego em 2022, segundo o Caged

by Secretaria de Comunicação Secom

O saldo de admissões sobre demissões também é positivo com 783 vagas, uma média de 11,68%; no ano de 2021 este saldo registrou apenas 8,25%

O município de Poá registrou, nos primeiros cinco meses deste ano, a criação de, aproximadamente, 6,7 mil novas vagas de emprego e um saldo positivo de 783 admissões a mais que demissões, conforme os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho.

Com base nos números divulgados, a cidade de Poá é a quarta da região em criação de vagas de emprego e em saldo positivo com relação às demissões, além de apresentar uma média maior de geração de emprego em 2022 se comparado com todo o ano de 2021. Neste ano, as admissões em Poá registram uma média de 11,68% sobre as demissões, sendo que, no ano anterior, esta média também foi positiva, porém de apenas 8,25%. Se comparar os cinco primeiros meses de 2022 com o mesmo período em 2021, foram abertas 853 vagas a mais (12,77%).

Durante este período, o município registrou 6.699 admissões e 5.916 baixas na carteira profissional, resultando em um saldo positivo de 783 vagas, colocando Poá em quarto lugar no Alto Tietê, atrás das cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba. Os setores que mais se destacaram neste balanço foram “Serviços” com saldo positivo de 415 contratações, “Indústria” com 360 admissões e “Comércio” com 32 novos empregos.

Para o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Alcides Leme da Silva Junior, os cursos e palestras voltados aos empresários e microempreendedores, por meio da parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), por exemplo, são de extrema importância para esta retomada, além do trabalho intenso de captação e direcionamento de vagas realizado por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

“É muito bom ver estes dados, pois vão de encontro ao trabalho que desenvolvemos. Ainda estamos em um momento de retomada pós-pandemia e muitas empresas e comércios ainda buscam a estabilização. Com apoio da prefeita Marcia Bin, temos realizado palestras e eventos voltados ao empreendedorismo em parceria com o Sebrae, por exemplo, com a finalidade de dar o suporte necessário para que o empresário consiga se reerguer e, consequentemente, contratar mão-de-obra, gerando novas vagas de emprego”, afirmou.

O atendimento do PAT é realizado no Núcleo de Atendimento à População (NAP), localizado na rua Vinte e Seis de Março, 72, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os munícipes interessados em se candidatar para futuras vagas, devem acessar o aplicativo SINE FÁCIL e, para atendimento no Posto, os candidatos devem realizar agendamento prévio pelo site pat.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PAT/. É preciso apresentar RG, CPF e a carteira de trabalho física ou digital.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá