Início » PL-26 é tema de reunião entre Prefeitura de Poá e sindicatos de servidores

PL-26 é tema de reunião entre Prefeitura de Poá e sindicatos de servidores

PL-26 é tema de reunião entre Prefeitura de Poá e sindicatos de servidores

Realidade financeira foi apresentada como base para confecção do projeto de lei; sindicatos não aprovam a realização da greve de servidores

A prefeita poaense Marcia Bin, acompanhada por uma equipe técnica, se reuniu na tarde desta segunda-feira (26/04) com representantes dos sindicatos dos Trabalhadores Públicos da Saúde (SindSaúde-SP), dos Professores das Escolas Públicas Municipais (Sineduc) e dos Servidores Públicos Municipais de Poá (Sinserp).

A pauta do encontro foi o Projeto de Lei nº 26/2021, aprovado na última sexta-feira (23/04), pela Câmara Municipal, e que congela o vale refeição dos servidores a partir de maio, em virtude da crise financeira pela qual a cidade atravessa. Entidades sindicais se posicionaram contrários a uma possível greve dos servidores municipais.

O encontro teve por objetivo prestar contas e, ao mesmo tempo justificar o conteúdo do projeto de lei para os representantes dos sindicatos presentes, como a diretora regional do SindSaúde, Katia Aparecida Santos; o diretor regional do Sineduc, Paulo Sérgio de Oliveira França; e a presidente do Sinserp, Marileila Boaceff V. Monteiro.

Para compor a reunião, a chefe do poder Executivo contou com a participação do vice-prefeito Geraldo Oliveira, dos secretários municipais Marcio Borzani (Governo e Administração), Elisangela Rocha (Fazenda), Simone Lacerda (Educação), Marcos Favaro (Assuntos Jurídicos), Lucas Bertagnolli (Chefe de Gabinete), bem como da diretora de Finanças da Secretaria da Saúde, Gislene Vieira Alves.

“Essa não é a primeira reunião que realizamos com os representantes sindicais e, por manter esse diálogo, os sindicatos têm se posicionado contrários a uma possível greve dos servidores. Os sindicatos informaram que pretendem conversar com os funcionários municipais para que não realizem essa paralisação”, ressaltou a prefeita.

A implantação deste projeto faz parte de um conjunto de ações por parte da prefeitura que visam a reorganização municipal e a manutenção dos vencimentos dos servidores. “Se não adotarmos medidas urgentes, a economia do município entrará em colapso até o final de 2021. É importante ressaltar que o projeto prevê o congelamento temporário do vale alimentação e não a retirada permanente do benefício”, ressaltou Marcio Borzani.

A reunião, segundo a prefeita, foi muito positiva, pois as entidades sindicais legalizadas para atuar no município entenderam as dificuldades enfrentadas pelo município e aceitaram a explanação feita pelos técnicos. Eles nos informaram que essa possível greve não está sendo organizada por eles, uma vez que não compactuam com esse posicionamento”, afirmou a prefeita.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá