Início » Pessoas com BPC e com comorbidades (40 a 44 anos) começam a ser vacinadas contra a Covid nesta 6ª em Poá

Pessoas com BPC e com comorbidades (40 a 44 anos) começam a ser vacinadas contra a Covid nesta 6ª em Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no município de Poá inicia nesta sexta-feira (28/05), a vacinação de pessoas com Benefício de Prestação Continuada (BPC) e com comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde (MS), com idade entre 40 a 44 anos. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a chegada de um novo lote com 1.870 doses de imunizante permitiram o avanço para a próxima etapa.

“A vacinação segue em um ritmo muito positivo em Poá, muitas cidades ainda vão iniciar o grupo de 45 a 49 anos e nós já vamos imunizar quem tem entre 40 e 44 anos. Já estamos nos aproximando das 40 mil aplicações, sempre de forma organizada e com muito respeito para com o cidadão”, destacou o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia. Até o momento, o município já realizou 24.003 da 1ª dose e 11.870 da 2ª dose, totalizando 35.873 aplicações.

Com o avanço para o novo grupo, o público-alvo que está sendo vacinado contra a Covid é: idosos 60+, transplantados 18+, gestantes e puérperas com comorbidades 18+, pessoas com síndrome de down 18+, pessoas com comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde com idade entre 40 e 59 anos e pessoas com BPC (40 a 59 anos), além dos trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (Garis). “Todos estão recebendo a 1ª dose, mas vale ressaltar que os garis estão sendo imunizados com a xepa da vacina e para eles, a imunização têm início às 15 horas, somente no Reino da Garotada”, reforçou Leonardo.

Segundo o diretor, é importante fazer o pré-cadastro no site do “Vacina Já”, pois é um processo que agiliza e facilita o atendimento na hora da vacinação. “Não se trata de um agendamento obrigatório, mas diminui o tempo gasto no cadastro presencial. O objetivo é evitar filas e acelerar o processo de imunização”, explicou Leonardo. Para se cadastrar basta acessar o site www.vacinaja.sp.gov.br e seguir as instruções.

Segue abaixo a lista de documentos para cada público:

Idosos 60+: documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Síndrome de Down 18+: documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Gestantes comorbidades 18+: carteirinha do pré-natal, documento com foto, CPF, comprovantes de endereço e de comorbidade, conforme definições do Ministério da Saúde;

Puérperas com comorbidades 18+: documento com foto, CPF, comprovante de endereço e certidão de nascimento da criança;

BPC 40 a 59 anos: documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Transplantados 18+: relatório médico da condição, documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Pessoas com Comorbidades (40 a 59 anos): comprovante de exames, receitas e/ou relatórios médicos, documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Garis: documento com foto, CPF, comprovante de trabalho em empresa da área em Poá ou de outra cidade, sendo morador do município;

2ª DOSE

Durante toda a semana, a aplicação da 2ª dose seguirá normalmente para todos os grupos que já receberam a 1ª aplicação da vacina. “Todos que já foram vacinados com a 1ª dose, devem ficar atentos à data que foi marcada na carteirinha de vacinação. No dia agendado, basta comparecer a qualquer um dos postos de vacinação, com o cartão de vacinação em mãos”, finalizou.

POSTOS DE VACINAÇÃO

O município de Poá conta com dois postos de vacinação contra a Covid-19, sendo um no Reino da Garotada, localizado na rua São Francisco, no bairro Biritiba, e o outro na Praça da Bíblia, situada à rua Vicente Guida, na região central. A campanha de imunização é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá