Início » Ozonioterapia: procedimento pioneiro em Poá avança na CCJ da Câmara Federal

Ozonioterapia: procedimento pioneiro em Poá avança na CCJ da Câmara Federal

Utilizada em Poá desde fevereiro de 2021, a Ozonioterapia foi aprovada pela CCJ como procedimento terapêutico nas redes pública e particular de saúde de todo o País

O uso da Ozonioterapia como procedimento terapêutico de caráter complementar nas redes pública e privada de saúde em todo o País está em tramitação na Câmara dos Deputados, tendo sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no início da segunda quinzena do mês de dezembro. Pioneira no Estado de São Paulo, a Prefeitura de Poá oferece o serviço à população, desde fevereiro de 2021, no Centro de Fisioterapia “Albert Sabin”, onde foram realizados mais de 1,3 atendimentos em 2021.

O tratamento já havia sido incluso pelo Ministério da Saúde, em 2018, entre as práticas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), juntamente com a aromaterapia, constelação familiar e hipnoterapia, entre outras. A ozonioterapia tem como objetivo auxiliar o combate às dores crônicas, além de aumentar a resposta do sistema imunológico às doenças infecciosas.

“A especialidade é o resultado da mistura de dois gases, por meio de um aparelho gerador de ozônio e ao misturarmos o ozônio medicinal com o O3, obtemos a substância para ser aplicada em pacientes com dores crônicas, artrose, hérnia de disco, lombalgia crônica, tendinite e bursite. Quando apresentei o projeto à secretária de Saúde (Claudia Cristina de Deus) e a prefeita Marcia Bin, ambas aprovaram de imediato e, hoje, podemos dizer que o procedimento tem surtido ótimos resultados”, explicou o coordenador do Centro de Fisioterapia, Cypriano Alphonsus Monaco.

Com uma média mensal de 131 atendimentos, o procedimento já detém uma grande procura por parte da população. “Ficamos felizes em saber que a Ozonioterapia está avançando na Câmara Federal, pois sabemos que é um procedimento benéfico e que traz resultados eficazes aos pacientes. Este pioneirismo de Poá se deve ao coordenador Alphonsus que apresentou o projeto e à prefeita Marcia que foi arrojada ao abraçar a inovação”, destacou a secretária de Saúde.

O Centro de Fisioterapia está localizado na rua Jair de Godoy, 270, na Vila Açoreana, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Os interessados em obter mais informações sobre o procedimento devem entrar em contato pelo telefone 4639-0448.

CCJ

A proposta foi relatada pelo deputado Giovani Cherini (PL-RS), que recomendou a aprovação do substitutivo elaborado pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), aprovado anteriormente pela Comissão de Seguridade Social e Família.

O projeto tramita em caráter conclusivo, o que significa que deverá retornar ao Senado para análise das mudanças feitas pelos deputados, a não ser que haja recurso para a votação pelo Plenário da Câmara.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá