Início » Prefeitura finaliza processo e Instituto Alpha é o novo gestora do P.A. Guido Guida

OSS tem até o final de janeiro para assumir; após este período a rede básica de saúde será fortalecida e município ganhará quatro UBS’s 12 horas

A Prefeitura de Poá finalizou o processo de contratação da Organização Social de Saúde (OSS) para gerir o Pronto Atendimento Municipal Guido Guida e o Instituto “Alpha de Medicina para a Saúde” foi o vencedor do certame. Com a assinatura do Contrato de Gestão, realizada na tarde desta terça-feira (04/01), a previsão é de que até o final deste mês de janeiro, o instituto assuma 100% do comando do Guido Guida. A Administração Municipal também está em contagem regressiva para o fortalecimento da rede básica e a implantação de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento 12 horas.

A área da Saúde tem sido um dos grandes problemas do município, em razão da crise financeira que a cidade enfrentou durante todo o ano de 2021. “Um dos principais problemas do setor é a falta de RH (Recursos Humanos), mas que acabava não sendo perceptível nos anos anteriores por causa das horas extras realizadas pelos servidores. Em virtude dos problemas econômicos, a Administração Municipal foi obrigada a adotar medidas duras com a finalidade de reequilibrar as finanças e dentre elas está o corte das horas extras que, somente na Saúde, gerava um custo mensal de, aproximadamente, R$ 1 milhão. Sem as horas extras, esta falta de RH se evidenciou, o que acabou gerando problemas de atendimento à população”, afirmou a secretária.

Com a contratação do instituto, os profissionais que atuam no Guido Guida, não só serão substituídos pelos da OSS, como também haverá complementação, resultando em uma operacionalização em 100% do Pronto Atendimento, incluindo o serviço de controle de acesso, alimentação, laboratório e limpeza. “A terceirização do Guido Guida é um grande avanço para a Saúde do município, pois o custo para manter este atendimento de 100% é de, aproximadamente, R$ 4,5 milhões mensais para os cofres municipais e com a OSS, teremos um atendimento de excelência por cerca de R$ 2,5 milhões ao mês, ou seja, ofertamos um serviço de qualidade à população e ainda proporcionamos uma economia anual de R$ 24 milhões no período de 12 meses”, destacou a prefeita Marcia Bin.

De acordo com a secretária de Saúde, assim que o Instituto Alpha assumir a coordenação, o atual RH do Pronto Atendimento será todo redirecionado para a rede básica, com o objetivo de otimizar o serviço oferecido aos munícipes, além de fortalecer a “porta de entrada” e o centro articulador do acesso dos usuários ao sistema de saúde municipal. “Toda a rede municipal terá mais médicos e enfermeiros e quatro UBS’s com atendimento 12 horas (7 às 19 horas). As unidades Tito Fuga (Calmon Viana), Doutor Cypriano Oswaldo Mônaco (Jardim Nova Poá) e Vereador Wellington Lopes (Jardim América) são as escolhidas para atuar com o horário estendido. Já a quarta UBS, será definida nos próximos dias”, finalizou Claudia Cristina de Deus.

A assinatura do contrato de gestão foi realizada no Paço Municipal com a presença do Geraldo Oliveira (vice-prefeito), Claudia Cristina de Deus (secretária de Saúde), Milvio Sanchez (chefe de Gabinete) Adriana Coluci (presidente do Instituto Alpha) e Rogério Monteiro (gerente da operacionalização no Pronto Atendimento Municipal Guido Guida).

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá