Início » Outubro Rosa de Poá terá palestras para orientar sobre câncer de mama e colo do útero

Atividades são gratuitas e acontecerão nesta sexta, dia 20, a partir das 10h, na Câmara Municipal

Nesta sexta-feira (dia 20/10) a partir das 10h, a Prefeitura de Poá realizará a palestra sobre “Câncer de mama e colo uterino” e oferecerá orientação jurídica para pacientes oncológicas e seus familiares. As atividades integram a programação Outubro Rosa e acontecerão no plenário da Câmara Municipal, para toda a comunidade.

Para ministrar a palestra, estará presente o médico oncologista Jorge Abssamra Filho. O objetivo é falar sobre a prevenção, formas de cuidados, riscos x faixa etária e tratamento. Já as orientações jurídicas, também gratuitas, serão feitas pela advogada voluntária Aretha Chaia Marques.

“Informação é o melhor caminho para se prevenir e salvar vidas. Estamos realizando uma extensa programação voltada para o Outubro Rosa, intensificando as ações já desenvolvidas durante todo o ano pelas Secretarias da Saúde; da Mulher ; e de Assistência Social. Queremos atingir o maior numero possível de pessoas com informação e prevenção”, afirma a prefeita Marcia Bin.

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça, dia 17, terá início a realização de exames de mamografia na UBS Nova Poá. O espaço atenderá prioritariamente mulheres com idade entre 50 e 69 anos e aquelas acima de 40 anos que possuem risco elevado para o câncer. A unidade está localizada na rua Capitão Pedro Esperidião Hoffer, 223. O atendimento será feito diariamente, das 8h às 16h.

Entre outras ações, a Prefeitura de Poá também está arrecadando lenços, que serão doados para pacientes oncológicas. Os pontos de coleta estão localizados nas UBSs Nova Poá e Calmon Viana; na Praça da Bíblia; na EMEB Estância Hidromineral de Poá; na sede das Secretarias da Mulher, e Assistência Social; no Paço Municipal, no Pronto Atendimento Guido Guida, na estação da CPTM Calmon Viana e no Cras Kemel. A arrecadação acontece até o dia 31 de outubro.

A programação se encerra com a Caminhada Outubro Rosa, no dia 28 de outubro. A concentração acontecerá a partir das 8h, em frente à Câmara Municipal, com aula de alongamento, dança e tenda da saúde, oferecendo às mulheres, gratuitamente, exames de diabetes e aferição da pressão arterial.

Já a caminhada está marcada para às 9h – as primeiras a chegar ganharão camiseta da campanha. O evento se encerra com mais aulas de ginástica e dança para a mulherada. Mais informações no site poa.sp.gov.br.