Início » Operação realizada na avenida Nove de Julho resulta em mais de 260 autuações

Operação realizada na avenida Nove de Julho resulta em mais de 260 autuações

A Prefeitura de Poá, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Departamento de Fiscalização de Posturas, com apoio da Polícia Militar (PM), realizou no último final de semana (20, 21 e 22/08) uma operação para coibir infrações na avenida Nove de Julho, na Vila Açoreana. Ao longo da via há vários bares e restaurantes, alvos de reclamações de moradores por aglomerações e perturbação de sossego. A ação resultou em 269 autuações, quatro notificações e oito orientações.

A operação teve como finalidade atender as solicitações dos munícipes que residem nas proximidades da avenida e que relataram à prefeita Marcia Bin, os inúmeros problemas que enfrentam, principalmente aos finais de semana como, por exemplo, som alto, falta de segurança, impossibilidade de transitar pelas vias transversais, em virtude da quantidade de veículos estacionados de forma irregular.

A prefeita Marcia Bin acompanhou pessoalmente as operações nas noites de sexta-feira e sábado (20 e 21/08), para verificar a situação e estudar possíveis ações. “Recebi uma comitiva de moradores que apresentou a situação pela qual estão passando e, de imediato, solicitei a realização da operação junto aos departamentos competentes para que possamos devolver a paz e a segurança aos munícipes que residem naquele setor. É importante ressaltar que a ação é para coibir as irregularidades e não o comerciante que se encontra dentro da lei”, enfatizou a chefe do Poder Executivo.

De acordo com o comandante da GCM, Alexandre Guarnieri, foram realizadas 169 autuações na avenida Nove de Julho, entre os dias 20 e 22. “Fizemos um trabalho intenso na região que resultou nesta quantidade de autuações, sendo que, 67% é referente ao estacionamento irregular (em cima da calçada, em cima da faixa de pedestre, a menos de 5 metros da esquina e na contramão), 11% por dirigir sem o cinto de segurança, 5% por som alto, 7% por dirigir utilizando o celular, 5% por ameaça ao pedestre na faixa, 3% para motociclista sem capacete e 2% por transitar na contramão”, detalhou.

As autuações realizadas pelo Departamento de Fiscalização de Posturas, segundo o secretário de Obras Públicas e responsável pelo departamento, Ricardo Leão, totalizaram 12 registros. “Notificamos quatro estabelecimentos e realizamos oito orientações junto aos comércios noturnos que causam as aglomerações na avenida Nove de Julho. Foram retiradas mesas e cadeiras das calçadas, bem como caixas de som, por não ser autorizado o uso do espaço para tal finalidade. Os empresários já foram informados que a Prefeitura não vai mais permitir abusos na região e que operações serão mais constantes a fim de coibir os possíveis abusos”, disse.

“A administração municipal tem o entendimento de que os comerciantes precisam trabalhar, principalmente neste período pós-fechamento, em virtude da pandemia, porém, é preciso respeitar as leis e os moradores do entorno. Vamos nos reunir com a Polícia Militar e dar prosseguimento nestas operações, com o intuito de preservar a ordem e o bem-estar de todos”, finalizou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá