Início » Operação “Poá Legal” fecha dois estabelecimentos e notifica seis

Operação “Poá Legal” fecha dois estabelecimentos e notifica seis

Objetivo foi fiscalizar o funcionamento de adegas, tabacarias, casa de eventos, cervejarias e restaurantes, no sentido de coibir o excesso de barulho e verificar outras irregularidades

A Secretaria de Segurança Pública de Poá, em parceria com a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal (GCM) e o setor de Fiscalização de Posturas, realizaram na noite de sábado (22) e início da madrugada de domingo (23) a Operação Segurança e Conformidade “Poá Legal”, que teve como objetivo fiscalizar o funcionamento de adegas, tabacarias, casa de eventos, cervejarias e restaurantes, no sentido de coibir o excesso de barulho e também verificar se os estabelecimentos estão em conformidade com as leis municipais.

Ao todo, a operação integrada fiscalizou dez estabelecimentos comerciais, dois quais dois foram lacrados por apresentarem irregularidades e seis foram notificados pelos agentes de Fiscalização de Postura da Prefeitura Municipal.

A Operação “Poá Legal” é resultado de diversas reclamações e denúncias vindas do Ministério Público de Poá, de vereadores municipais e da população poaense. Durante as inspeções, foram verificados alvarás de funcionamento, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Laudo Técnico de Avaliação Sanitária (LTA).

Além disso, a operação também expediu seis autuações de trânsito, por diversos tipos de infração por parte dos motoristas que transitavam pelas ruas do município no momento da blitz, ocorrida entre as 21 horas de sábado (22) e as 3 da manhã de domingo (23).

Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio Xavier da Silva, a Operação “Poá Legal” demonstrou ser uma iniciativa eficaz e necessária para a manutenção da ordem e segurança nos estabelecimentos comerciais da cidade. “As ações realizadas não apenas corrigiram irregularidades, mas também incentivaram a conformidade contínua com as normas municipais, resultando em uma melhoria significativa no bem-estar da comunidade local”, enfatizou.

“Além disso, as ações contribuíram significativamente para a redução de 30% nas reclamações de perturbação do sossego nos estabelecimentos fiscalizados, proporcionando um ambiente mais tranquilo para os moradores”, disse Xavier.

Indagado se as ações de segurança em estabelecimentos vão continuar, o secretário garantiu que sim, mas que em data e horários não determinados. “A Operação Segurança e Conformidade “Poá Legal” foi lançada neste dia 22 com o objetivo de garantir um ambiente seguro e legal nos principais estabelecimentos de Poá. Um relatório foi feito e apresenta um balanço positivo das ações realizadas, destacando as medidas efetivas implementadas e seus impactos na comunidade”, finalizou ele.

A operação deste sábado (22) abrangeu os bairros Centro, Jardim Nova Poá, Calmon Viana, Jardim São José e Jardim Itamarati. A ação contou com a participação conjunta de diversas forças de segurança e fiscalização, incluindo a Polícia Militar, sob o comando do primeiro-sargento Pontes; a GCM, sob a liderança do secretário Xavier, do comandante Alexandre Guarnieri e do subcomandante Santos; e também da Fiscalização de Postura, sob a coordenação do diretor Léo Lima.