Início » Obra de reforma do Centro de Bem-Estar Animal tem início em Poá

Obra de reforma do Centro de Bem-Estar Animal tem início em Poá

Setor vai receber melhorias na área dos canis e no centro cirúrgico que será modernizado para que os profissionais tenham melhores condições de trabalho

A Secretaria de Saúde de Poá iniciou a obra de reforma do Centro de Endemias e Bem-Estar Animal de Poá (Cebeap), nesta terça-feira (30/11). Atualmente, o espaço abriga aproximadamente 50 animais, entre cães e gatos. Os serviços que irão contemplar o canil e o centro cirúrgico do departamento, entre outros departamentos, estão previstos para serem concluídos até o final de março de 2022.

De acordo com a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, o local apresentava péssimo estado de conservação, colocando em risco a vida dos animais que ficam abrigados no local, em sua grande maioria, para se recuperar de ferimentos ou traumas. “Além de não oferecer um ambiente favorável para o desenvolvimento dos trabalhos da equipe responsável, o Cebeap também tinha um ar de tristeza e melancolia, que afetava a recuperação dos animais”, ressaltou.

A obra consiste na reforma das baias e da cobertura do canil com instalação de luz solar, criação da central de esterilização, da sala de pós operatório e do gatil, além da adequação de centro cirúrgico que será modernizado para que os profissionais tenham um ambiente mais adequado para o desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de oferecer mais qualidade de vida e bem-estar aos animais.

A responsável pela Pasta destacou que a realização da obra só foi possível, graças a emenda impositiva de autoria da vereadora Jilmara Quirino dos Santos, no valor de R$ 130 mil. “Como já é de conhecimento de todos, o munícipio se encontra em estado de calamidade financeira, o que impossibilitou a prefeita Marcia Bin de direcionar recurso para a realização da reforma, apesar de ser de sua vontade. A vereadora Jilmara esteve no Cebeap no início do ano, constatou a situação do departamento e abraçou a causa, direcionando esta emenda para a realização da obra”, enfatizou Claudia.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá