Início » Poá realiza Campanha “Fique Sabendo” para testagem de HIV e Sífilis

Poá realiza Campanha “Fique Sabendo” para testagem de HIV e Sífilis

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação será realizada até o próximo dia 7 em todas as UBS’s, ESF’s e no SAE; objetivo é ampliar o número de testes para as referidas doenças

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a Campanha “Fique Sabendo” que tem como finalidade intensificar a testagem de HIV e Sífilis. A ação será realizada até a próxima terça-feira (7/12), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF), além do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em virtude do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado todo dia 1º de dezembro.

De acordo com a responsável pela Pasta, Claudia Cristina de Deus, a Campanha Fique Sabendo tem como objetivo mobilizar a população e incentivar à testagem rápida de HIV e Sífilis. “O mais importante é conscientizar os munícipes sobre a importância da realização do exame. Muitas pessoas se envolvem nesta campanha para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação às doenças. Realizar este exame é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde”, afirmou.

A secretária destacou ainda que a testagem pode ser feita nas UBS’s, ESF’s e no SAE, das 8 às 15 horas. “O Serviço de Atendimento Especializado está localizado na rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina, e é o mais indicado para se fazer os testes, por oferecer um serviço mais exclusivo maior disponibilidade aos cidadãos”, enfatizou Claudia.

Atualmente, o município de Poá conta com 250 pacientes matriculados para tratamento de HIV e, segundo a coordenadora do SAE, Renata Yeda, apesar da campanha Fique Sabendo ter início apenas nesta quarta-feira (1/12), a testagem também foi realizada durante os dois dias de ação da Campanha Novembro Azul. “Além da HIV e Sífilis, também ofertamos testagem para Hepatites Virais e, durante estes dias, foram realizados 164 testes de HIV sendo uma pessoa diagnosticada com a doença, três munícipes com testes reagentes para Sífilis e um reagente para Hepatite C. Todos foram encaminhados ao SAE para fechamento da investigação de infecção”, finalizou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá