Início » Novos agentes iniciam curso de aperfeiçoamento e efetivo da GCM cresce 22%

Novos agentes iniciam curso de aperfeiçoamento e efetivo da GCM cresce 22%

Aumento do efetivo já havia sido anunciado pela prefeita Marcia Bin no final de 2021; corporação passa a contar com 114 guardas municipais

A Secretaria de Segurança Urbana de Poá iniciou na manhã desta segunda-feira (21/02), o curso de aperfeiçoamento e estágio de qualificação profissional para 21 novos Guardas Civis Municipais (GCMs) que, deste a última sexta-feira (18/02), integram a corporação, com a assinatura da posse realizada pela prefeita Marcia Bin. Com os novos agentes, a Guarda Municipal passa a contar com um total de 114 guardas, um aumento de 22% no efetivo.

O anúncio sobre o aumento na corporação da Guarda Municipal já havia sido feito pela chefe do Executivo municipal, no final de 2021. Na ocasião, a prefeita afirmou que 25 novos GCM’s seriam empossados no início de 2022. “Estamos começando o curso com 21 novos agentes porque quatro convocados do último concurso público acabaram desistindo. Nos próximos dias, chamaremos mais quatro pessoas para compor o quadro, seguindo a determinação da prefeita”, afirmou a secretária de Segurança Urbana, Marlene Sant’Anna.

Segundo a responsável pela Pasta, o curso terá duração de 30 dias e abordará tópicos relacionados à fiscalização e legislação de posturas, vigilância sanitária, legislação ambiental, testes psicológicos, entre outros. “O curso será realizado todos os dias para que, ao final deste período, os agentes estejam aptos para atuarem em prol da segurança pública. É importante ressaltar que só estamos aumentando o efetivo da Guarda Municipal, graças à preocupação da prefeita Marcia Bin em investir na área da segurança”, ressaltou Marlene.

Os investimentos citados pela secretária têm como objetivo proporcionar ao munícipe mais segurança e qualidade de vida. “Quando assumimos a administração municipal, uma das prioridades era fortalecer a questão da segurança pública e, após um ano de gestão, já estamos com o sistema de monitoramento por câmera em atividade, a Guarda Civil passou a atuar na questão da legislação ambiental, que é de extrema importância e, agora, estamos aumentando o efetivo da GCM de 89 para 114 agentes, incluindo os quatro que serão chamados para ocupar as vagas em aberto”, destacou a prefeita Marcia Bin que esteve presente no primeiro dia do curso para recepcionar os novos GCM’s.

“Durante o período do curso, os novos agentes estarão atuando nas ruas, ainda desarmados, porém acompanhados pelos agentes de 1ª, 2ª ou 3ª classe, com a finalidade de que tenham essa vivência, aprendendo no dia-a-dia como prestar o serviço à municipalidade e como agir perante as ocorrências”, finalizou o comandante da GCM, Alexandre Guarnieri.