Início » Novo projeto para a Casa da Estação

Novo projeto para a Casa da Estação

“Queremos resgatar a história de Poá e esse processo passa, obrigatoriamente, pela Casa da Estação”! Com essa afirmação, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Ariel Borges, divulgou os planos da pasta para o prédio que, nos últimos anos, estava abandonado.

A Casa da Estação estava sendo utilizada como Biblioteca Municipal, porém desde março de 2020, encontrava-se fechada para visitação por conta da pandemia. “Esse prédio faz parte da história do município e merece ser respeitada e, principalmente cuidada, estive aqui na semana passada e a encontrei em estado lastimável, com o mato tomando conta do local, além de rachaduras e vazamentos enormes”, informou Ariel.

Diante de tantos problemas, o secretário determinou a transferência da biblioteca para o Teatro Municipal, para que a Casa da Estação receba serviços de restauração visando um novo projeto. “A mudança da biblioteca tem duas finalidades, a primeira é colocá-la em um espaço mais adequado, já a segunda é dar mais uma opção cultural ao prédio do teatro, já em relação à Casa da Estação, queremos transformá-la em um espaço cultural, a ideia é resgatar a importância da ferrovia para Poá, por meio de um mini museu”, afirmou o secretário.

De acordo com Ariel, a mudança da biblioteca deverá ser concluída nos próximos meses, uma vez que o acervo é composto por, aproximadamente, 5 mil livros. “É o tempo para adequar o novo espaço e organizar todos os títulos, depois é só aguardar a liberação para reabertura aos cidadãos”, disse o secretário, complementando que, em relação à Casa da Estação, o projeto será apresentado à prefeita Marcia Teixeira Bin de Sousa, a Marcia Bin, até o final deste mês. “Já conversei com ela, falei de forma bem superficial sobre os planos que temos para o espaço e me comprometi em apresentar um projeto detalhado”, concluiu.

FOTOS / Rodrigo Nagafuti – Secom Poá