Início » Nova estrutura educacional

Nova estrutura educacional

by Secretaria de Comunicação Secom

Visando a reorganização da Rede Municipal, a Secretaria de Educação de Poá divulgou, na tarde desta terça-feira, dia 05, o novo módulo de lotação de diretores e vice-diretores de escola, além de coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental e Creche, agrupando as escolas por polos. Com a nova estruturação, cada unidade escolar contará com um coordenador pedagógico, exceto Unidades Escolares que atendem o Ensino Fundamental que contará com 2 coordenadores pedagógicos e, ainda de acordo com o número de turmas atendidas no polo, 1 diretor Escolar e 1 vice-diretor, chegando alguns polos a ter até 1 diretor, 2 vice-diretores e 4 coordenadores pedagógicos.

 

“Desta forma, a Secretaria de Educação continuará garantindo a permanência de no mínimo um gestor na escola e vale ressaltar que todo estudo para essa reestruturação foi realizado visando à qualidade da Educação”, enfatizou a responsável pela pasta, Simone Lacerda.

 

De acordo com a secretária, a mudança se faz necessária pela queda da arrecadação municipal, em 40% se comparado ao ano anterior. “Vamos organizar os recursos disponíveis, tendo em vista essa redução, por isso optamos em instituir os polos. Para essa organização levamos em consideração a proximidade entre as escolas e a quantidade de turmas atendidas”, explicou, complementando que tal iniciativa se faz necessária neste momento e que a organização não afetará a qualidade dos serviços prestados a comunidade. “Com essa reestruturação, agimos em consonância com a prefeita Marcia Bin, que também propôs uma redução de cargos nas Secretarias do Município, neste novo formato alguns secretários serão responsáveis por mais de uma pasta e serão assessorados por suas equipes técnicas. Igualmente os polos funcionarão com um diretor por polo e com sua equipe pedagógica de cada unidade escolar e, assim, garantimos a qualidade pedagógica e, ao mesmo tempo, colaborando para amenizar os problemas financeiros do município”, concluiu.

 

FUNDEB

 

A secretária de Educação fez questão de falar sobre o repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) que, atualmente, é utilizado para o pagamento da folha salarial dos profissionais da Educação. “O objetivo é utilizar esse repasse para investir em outros setores da Educação, o que é impossível hoje, uma vez que ele é 100% utilizado para cobrir a folha salarial. Com esta reorganização teremos uma redução de custos ao término do mandato de cerca de R$ 4 milhões”, concluiu Simone.

 

Foto: Rodrigo Nagafuti