Início » Município de Poá realiza Campanha Contra a Tuberculose

Município de Poá realiza Campanha Contra a Tuberculose

Ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se prevenir contra a doença, que apresentou aumento de casos no período da pandemia da Covid-19

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (13/09) a Campanha Contra Tuberculose, com o objetivo de incentivar a prevenção da doença. Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para o aumento dos casos no período da pandemia da Covid-19. A realização da campanha segue determinação do Ministério da Saúde (MS) com o intuito de realizar exames em pessoas sintomáticas e, desta forma, prevenir complicações por diagnósticos tardios.

Além disso, o município de Poá segue a estratégia da OMS para erradicar a tuberculose até 2030 e, neste sentido, realizará ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com distribuição de material informativo e estimulo à coleta do exame até o dia 27 de setembro (segunda-feira), data prevista para o encerramento da campanha. Já no dia 25 de setembro (sábado), das 10 às 15 horas, na região central, será realizada a distribuição de informativos na tentativa de ampliar a informação sobre esta doença.

A coleta de escarro das pessoas sintomáticas pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município e no Serviço de Assistência Especializado (SAE), localizado na rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina, sem pedido médico, das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Caso o resultado seja positivo, o serviço indica iniciar o tratamento o mais rápido possível.

“A doença tem profundas raízes sociais e as baixas condições socioeconômicas e sanitárias favorecem o contágio. No Brasil, a doença é muito prevalente, em 2019, por exemplo, foram detectados 77 mil casos novos e registradas 4,5 mil mortes por tuberculose, segundo a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde”, ressaltou Renata Yeda, coordenadora do SAE da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a responsável pela Pasta, Claudia Cristina de Deus, em Poá foram 40 novos casos notificados em 2019, com um caso de óbito e 51 novos casos em 2020, com quatro casos de óbito. O que demonstra a urgência em olhar novamente para esta doença. “Os sintomas da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de peso, falta de apetite e suor excessivo à noite. É bom frisar que a tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, em Poá, este tratamento é oferecido no SAE”, explicou.

A coordenadora do órgão salientou a importância de ficar atento aos sintomas da doença, mesmo que o paciente apresente sinais de melhora. “Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses. Durante a pandemia o cenário se agravou, pois segundo a OMS, estima-se que houve redução de 25% de testes diagnósticos para tuberculose, como os exames de escarro que foram suspensos por causa do risco de infecção. A estimativa de aumento da mortalidade pela doença é de 13%”, finalizou Renata Yeda.

FOTO: Ronaldo Andrade – Secom Poá