Novidade faz parte das ações da Administração Municipal para promover mais segurança e qualidade de vida aos poaenses
Após anunciar que o município de Poá aumentou de 53 para 60 o número de câmeras de monitoramento em funcionamento, a Secretaria de Segurança Urbana iniciou, nesta semana, a parceria com a Polícia Militar que também passa a operacionalizar a Central de Monitoramento, em aprceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), para agilizar o acionamento das viaturas em casos de ocorrências flagradas pelas câmeras.
“Estamos investindo para promover segurança e qualidade de vida ao poaense e esta parceria com a Polícia Militar que agora também está atuando na Central de Monitoramento é um exemplo de que estamos trabalhando para que o cidadão se sinta seguro em nossa cidade”, afirmou a prefeita Marcia Bin que visitou o Centro de Segurança Integrada (CSI), na manhã desta sexta-feira (11/11), acompanhada pela secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, e pelos comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alexandre Guarnieri, e da 2ª Companhia da Polícia Militar, Leandro Cruz.
A responsável pela Pasta lembrou que, no início de 2021, Poá tinha apenas uma câmera em funcionamento e que o prédio do CSI estava inutilizado por não ter equipamentos e mobiliário. “Graças à preocupação da prefeita com a segurança pública, equipamos a Guarda Municipal, operacionalizamos o CSI e recuperamos as câmeras de monitoramento. Por meio das imagens impedimos uma tentativa de sequestro, realizamos autuações por roubos e combatemos o tráfico de drogas na cidade. Atualmente contamos com 60 câmeras que são operacionalizadas com excelência pela nossa Guarda Civil e, agora, também contamos com a polícia militar operando dentro da nossa central para melhorar, ainda mais, a segurança pública da cidade”, afirmou Marlene.
A secretária informou que o policial militar de plantão na Central de Monitoramento, está em posse de um rádio comunicador para que, em caso de ocorrências, possa se comunicar em tempo real com as equipes que estiverem em campo. “Por meio de sistema de rádio interligado entre as corporações, bem como a presença 24 horas de um policial militar na Central de Monitoramento, teremos mais agilidade para acionar as equipes para o deslocamento rápido das viaturas para o local da ocorrência”, destacou o comandante.
FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá