Início » Meio Ambiente e GCM participam de curso de capacitação contra descarte de resíduos da construção civil

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Ambientais e Serviços Urbanos e da Guarda Civil Municipal (GCM) iniciaram na manhã desta quinta-feira (29/07) um curso online de capacitação sobre Descarte de Resíduos da Construção Civil (RCC), promovido pela Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), do Governo do Estado de São Paulo.

Previsto para encerrar na tarde desta sexta-feira (30/07), o curso tem como finalidade a capacitação dos técnicos das secretarias em relação ao Projeto Piloto de Combate ao Descarte de Resíduos da Construção Civil (RCC). “Toda capacitação é muito bem-vinda, ainda mais quando é sobre um tema que já trabalhamos com afinco na cidade. Temos agido para combater o descarte irregular no município, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), uma vez que se trata de crime ambiental”, afirmou a responsável pela pasta, Claudete Canada.

De acordo com a secretária, o curso tem como pauta a utilização de um software chamado QGIS, uma ferramenta livre com código-fonte aberto. É uma multiplataforma de Sistema de Informação Geográfica (SIG), que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados. Por meio do QGIS, podemos utilizar números de funcionalidades em constante crescimento, por meio das funções nativas e de complementos”, finalizou Claudete. Também participam do curso de capacitação o comandante da GCM, Alexandre Guarnieri e a agente Mayara Felix.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá