Início » Manifestações registradas pela Ouvidoria em 2021 nortearam ações da Prefeitura de Poá

Reclamações, sugestões, denúncias, elogios, entre outras manifestações, pautaram as ações da administração municipal poaense

A Ouvidoria Geral da Prefeitura de Poá registrou 1.532 manifestações da população por meio dos seus canais de comunicação em 2021. A ferramenta foi considerada pela prefeita Marcia Bin como de extrema importância para identificar os principais anseios dos poaenses e buscar meios e ações que atendessem a demanda.

De acordo com o relatório anual divulgado pelo departamento (publicado no site oficial da Prefeitura – www.poa.sp.gov.br), dentre os canais de comunicação da Ouvidoria, o e-mail foi o mais utilizado com 607 manifestações (39,6%), seguido pelo site E-Ouve com 324 manifestos populares (21,1%), Telefone – atendente 270 (17,6%), Aplicativo E-Ouve 265 (17,3%) e Presencial – atendente 66 (4,3%).

“Desde o início da gestão, estamos trabalhando pautados na seriedade e transparência com a finalidade de reestabelecer o equilíbrio financeiro do município e, consequentemente, retomar as ações e dar início aos investimentos necessários como, por exemplo, a manutenção da iluminação pública, monitoramento por câmeras e a retomada da Frente de Trabalho Municipal. Estas ações foram ou estão sendo feitas prioritariamente por identificarmos as demandas da população, por meio da Ouvidoria”, afirmou a prefeita Marcia Bin.

“Dentre as manifestações registradas, os órgãos públicos mais citados foram a Secretaria de Obras Públicas (308 citações), Departamento de Fiscalização de Posturas (235) e as Secretarias de Serviços Urbanos – SSU (186), Saúde (182) e Transportes e Mobilidade Urbana (152). Por meio destas manifestações que são classificadas como denúncias, elogios, reclamações, solicitações, sugestões, entre outras, a administração municipal definiu as ações que fossem de encontro às necessidades da população”, enfatizou Milvio Sanchez que exerceu a função de Ouvidor Municipal até novembro de 2021, quando se tornou chefe de Gabinete do Paço Municipal. Atualmente, a Ouvidoria Geral é gerida por Bruno Kim.

O objetivo da Ouvidoria Geral é estabelecer canais de comunicação com a população a fim de facilitar e agilizar o fluxo das informações e a solução de seus pleitos, além de organizar e interpretar o conjunto das manifestações recebidas, de modo a produzir indicativos quantificados para a gestão municipal, pela melhoria dos serviços prestados, entre outras funções.

A Ouvidoria Geral da Prefeitura está localizada no Núcleo de Atendimento a População (NAP), na rua Vinte e Seis de Março, 72, Centro, com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Os munícipes também podem entrar em contato pelos telefones 4634-8803 ou 0800-760-3000, site E-Ouve (www.poa.eouve.com.br) e e-mail [email protected]. FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá